quarta-feira, 20 de abril de 2016

1 João 2:12-13

1 João 2:12-13 - Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados. Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai.
FILHINHOS, ESCREVO-VOS, PORQUE PELO SEU NOME. O tratamento carinhoso do apóstolo em chamar seus leitores de filhinhos demonstra o amor fraternal que João tinha por aqueles que faziam parte da igreja de Cristo. Verdade é que ele se esforçava por contribuir para que os seguidores do Senhor Jesus vivessem de tal maneira que seus passos fossem guiados na luz. O “nome” a que se refere o autor diz respeito ao nome de Cristo Jesus, como sendo o nome que identificava o cristão.

VOS SÃO PERDOADOS OS PECADOS. O nome designativo a que se refere o escritor na frase anterior, podemos conjecturar que seja: Messias, o enviado de Deus e Cristo, que envolve tudo que engloba a obra de redenção realizada pelo Filho de Deus, com todos os seus desdobramentos e efeitos. Os líderes da igreja primitiva pregavam e ensinavam o perdão dos pecados pelo nome de Cristo, porque o Cordeiro de Deus, pelo seu sacrifício expiatório fez a propiciação diante de Deus, ou reconciliação.

PAIS, ESCREVO-VOS, PORQUE CONHECESTES AQUELE. João também se dirige aos mais experientes no evangelho para falar sobre o conhecimento que estes já adquiriram do Filho de Deus e de tudo aquilo que o evangelho fala sobre ele. O pronome “aquele” diz respeito a Cristo Jesus, o Messias prometido por Deus, que habitou entre os homens como sendo o Emanuel, que quer dizer: Deus entre os homens. Estes que já deram provas de sua fé em Cristo Jesus, assim o faziam por conhece-lo muito bem.

QUE É DESDE O PRINCÍPIO. O Mesmo escritor também fala sobre este conceito no seu evangelho ao afirmar que: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus (João 1:1-2). Este conceito nos remete a eternidade passada do Filho de Deus, que sempre existiu com o Pai, porque ele é Deus, e como Deus, é o princípio e o fim. O ser humano tem o seu início de existência quando é gerado e nasce, porem, com Cristo é diferente, ele sempre existiu.

JOVENS, ESCREVO-VOS. É bem provável que o apóstolo se ferira aos novos convertidos ao cristianismo, que na verdade era a grande maioria, isso porque nos primeiros anos, depois da ascensão de Cristo, mais e mais pessoas se convertiam pelo poder do evangelho das boas novas. Mas, também podemos conjecturar que o autor se dirigia aos de menos idade que aceitavam a Cristo Jesus, como Salvador.

PORQUE VENCESTES O MALIGNO. Sejam os novos convertidos que se decidiram a viver de conformidade com as boas novas do evangelho, ou os jovens de pouca idade, todos aqueles faziam parte do cristianismo, venceram as trevas e o diabo também. Por isso que o evangelho diz que, em Cristo Jesus, somos mais do que vencedores.

EU VOS ESCREVI, FILHOS, PORQUE CONHECESTES O PAI. Certamente João fala de filhos, porque em seu evangelho, o mesmo escritor afirma que todos aqueles que recebem a Cristo, se tornam filhos de Deus, aqueles que acreditam em Jesus, o Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...