quarta-feira, 20 de abril de 2016

1 João 2:14

1 João 2:14 - Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
EU VOS ESCREVI, PAIS. Alguns comentaristas do Novo Testamento afirmam que, João estava nesta frase, se dirigindo diretamente aos demais apóstolos de Cristo, seus companheiros de ministério. Enquanto outros, dizem que ele estava escrevendo para os chefes de família que haviam se convertido ao cristianismo. E conforme escrevemos em comentário de texto anterior, pode-se também dizer que ele estava escrevendo para os cristãos mais experientes, que já havia passado pelas provações da fé.

PORQUE JÁ CONHECESTES. Esta frase ajuda aqueles que pensam de que João se refere mesmo é aos apóstolos, seus companheiros de ministério, porque eles tiveram o privilégio de conhecerem a pessoa do Filho de Deus, Jesus Cristo. Mas, não podemos deixar de conjecturar que o escritor se refira ao conhecimento de Cristo pela mensagem do evangelho das boas novas, que nesta época, se espalhava rapidamente por todo o mundo civilizado, isso porque todos pregavam conforme Jesus mandou.

AQUELE QUE É DESDE O PRINCÍPIO. “Aquele” diz respeito ao Senhor Jesus, que é eterno, e que também é o Messias de Deus, prometido desde o princípio de todas as coisas, ele que seria o enviado de Deus e seu legítimo representante entre os homens, porque seria o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. E quando fala sobre que o Filho de Deus “é desde o princípio” é porque o Cristo de Deus, sempre esteve com o Pai, por isso que ele é chamado de princípio e de alfa, porque ele é Deus.

EU VOS ESCREVI, JOVENS. Podemos e precisamos analisar esta frase sob vários ângulos, entre eles, o fato de que o apóstolo pode estar se referindo aos menos experientes no caminhado do evangelho da verdade. Como também, pode ser fato, de que o autor esteja realmente se dirigindo aos cristãos de menos idade, fato é que a palavra de Deus tem ensinos para todas as faixas etárias de idade. Seja como for, João está escrevendo para estes leitores, porque ele desejava os instruir em verdade.

PORQUE SOIS FORTES. O apóstolo procura transmitir uma mensagem de motivação, seja aos novos convertidos ao cristianismo ou aos de menos idade, dos que faziam parte da igreja de Cristo. Muitas pessoas quando pensam em se converterem, logo desistem porque imaginam de que não vão conseguir se firmarem no evangelho, ou muitos outros também imaginam de que os mais jovens são fracos. Eles são fortes.

E A PALAVRA DE DEUS ESTÁ EM VÓS. Este é o segredo para que alguém possa se firmar nos caminhos do evangelho. De fato, o autor assegura de que os seus leitores já estavam conectados na palavra de Deus e que eles tinham as condições ideais para se firmarem cada vez mais no reino de Deus. Para vencer a prova de fé, só com a palavra.

E JÁ VENCESTES O MALIGNO. João faz uma afirmativa segura do estado espiritual dos seus leitores, assinando o atestado de vitória, quando afirma que eles já haviam derrotado o diabo com os seus demônios. Essa vitória sobre o império das trevas se deu quando o Cristo de Deus efetuou a obra perfeita de redenção pela sua igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...