quarta-feira, 27 de abril de 2016

1 João 2:27.

1 João 2:27 - E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
E A UNÇÃO QUE VÓS RECEBESTES DELE. Esta unção, da qual se refere o apóstolo, diz respeito ao batismo espiritual, com o poder e a presença majestosa do Espírito Santo na vida dos que nasceram de cima, para uma nova vida em Cristo Jesus. Os leitores de João já haviam recebido a influencia convencedora do Espírito de Deus em suas vidas, como algo muito mais especial do que os falsos ensinos transmitidos pelos opositores do evangelho. Cristo prometeu enviar o Consolador amado, e assim ele fez com sua igreja.

FICA EM VÓS. Quando o Espírito Santo é derramado sobre a vida de uma nova criatura em Cristo Jesus, ele passa a habitar dentro do remido como se fosse sua casa ou habitação permanente, e sua presença é que produz firmeza e convicção na fé. Essa presença marcante do Paráclito Divino é que põe um divisor de águas entre a vida velha e o novo estilo de vida daqueles que buscam o reino dos céus e as coisas que são de cima. Cristo Jesus, como Rei dos reis e Senhor de tal vida, toma posse pelo Espírito de Deus.

E NÃO TENDES NECESSIDADE DE QUE ALGUÉM VOS ENSINE. De forma frenética, os inimigos do evangelho percorriam todas as partes, aonde o cristianismo já havia chegado, na tentativa de inverter a situação, procurando confundir a mente dos servos de Deus, de que Jesus não era o Messias prometido por Deus. Todavia, o Espírito de Deus era mais forte do que os falsos ensinos das heresias pagãs, ele já havia convencido aos discípulos de Cristo, de que o evangelho das boas novas é a verdade última de Deus.

MAS COMO A SUA UNÇÃO VOS ENSINA TODAS AS COISAS. Todos os profetas de Deus, o próprio Senhor Jesus, e agora, os líderes do cristianismo, foram todos usados pelo Espírito Santo para transmitirem a palavra de Deus. O Espírito do Senhor é na realidade o grande professor dos ensinos divino, e como tal, ele busca implantar na alma dos convertidos e regenerados pelo poder do evangelho, a vontade de Deus, de conformidade com os seus planos. O Espírito Santo transmite a unção e o poder de Deus para a igreja de Cristo.

E É VERDADEIRA, E NÃO É MENTIROSA. O evangelho nos ensina de que o Espírito de Deus é quem nos guia, e a direção que ele dá ao servo de Cristo é que se faça em tudo a vontade do Pai. Essa direção do Espírito Santo é diferente dos ensinos mentirosos dos judaizantes dos falsos mestres gnósticos e das heresias transmitidas pelos líderes das religiões pagãs. Esta verdade da unção recebida é a luz divina, que resgada das trevas.

COMO ELA VOS ENSINOU. Cristo quando estava com seus discípulos, ele próprio cuidava em ensinar o evangelho aos seus seguidores. E quando ele subiu ao céu, enviou o Espírito de Deus para dar continuidade a sua obra na vida dos que passaram a fazer parte de sua igreja remida. Portanto desde o pentecostes que ele guiava a igreja de Cristo.

ASSIM NELE PERMANECEREIS. O papel do Espírito Santo na existência da igreja de Cristo é indispensável, até porque é ele quem está preparando a igreja para o dia glorioso do arrebatamento. A igreja de Cristo só sobreviveu, porque contava com sua presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...