quarta-feira, 27 de abril de 2016

1 João 2:25-26

1 João 2:25-26 - E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam.
E ESTA É A PROMESSA. O Criador de todas as coisas, na sua infinita sabedoria trabalha de forma organizada, e nada do que acontece, sejam coisas importantes ou aparentemente insignificantes, foge do seu controle. A palavra do Senhor garante que, o Senhor não fará nada, sem que antes revele os seus mistérios aos seus servos. Desta forma, ele faz primeiro a sua promessa, e como ele é fiel naquilo que diz, ele mesmo cuida de cumprir o prometido, no seu tempo, para demonstrar a sua perfeita fidelidade.

QUE ELE. Este pronome, tanto cabe a Deus Pai, quanto a Deus Filho, porque aquilo que o Velho Testamento diz a respeito do Deus de Israel, o Novo Testamento confirma sobre o Filho de Deus, Jesus Cristo. As profecias escatológicas que o Deus de Jacó falou por meio dos seus profetas, elas se cumpriram ou hão de se cumprirem no cronograma das realizações de Deus. E o Senhor fez a sua epifania, por meio de seu Filho Jesus, que era o Verbo de Deus, para por meio do seu evangelho falar aos homens sobre suas promessas.

NOS FEZ. Conforme deixou registrado o escritor aos (Hebreus 1:1), Deus falou de muitas maneiras aos pais pelos profetas, mas a nós, falou nestes últimos dia pelo seu próprio Filho. A vinda e manifestação do Messias de Deus, como sendo o Emanuel, ou Seja, Deus entre os homens tinham causas e objetivos bem definidos. A grande maioria dos seres humanos nascem, crescem e morrem, mas nem descobrem o que vieram fazer neste mundo. No entanto, o Filho de Deus, Jesus de Nazaré, não veio ao mundo por um acaso.

A VIDA ETERNA. O escritor nos revela nesta frase o importantíssimo alvo, já alcançado por Deus, mediante seu Filho Jesus, quando ele projetou, a redenção da igreja, realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Deus fez esta promessa e Cristo veio realizar a redenção, por meio do seu sacrifício de amor, o que o evangelho chama de expiação e propiciação, que culminou na reconciliação, que resultou na vida eterna.

ESTAS COISAS. Certamente, o apóstolo João se refere aos vários temas que ele vem abordando nesta sua carta, como indicativos de que ele quer e deseja a firmeza dos seguidores de Cristo, no evangelho das boas novas. Bem como, o foco em destaque, conforme o resto deste texto era para alertar os servos de Cristo a que ficassem atentos sobre os opositores do cristianismo, que tudo estavam fazendo para prejudicar a igreja.

VOS ESCREVI. É consenso de que o autor se refere ao conteúdo desta sua missiva, que em seus vários temas e lemas, tem como objetivo alertar os seguidores de Cristo e principalmente os líderes da igreja, sobre os perigos das heresias nas igrejas.

ACERCA DOS QUE VOS ENGANAM. Não há dúvida que o escritor se refere aos judaizantes, os falsos mestres gnósticos, e aos falsos líderes do próprio cristianismo, que estavam todos infiltrados no meio da comunidade cristã, justamente para prejudicar o crescimento e expansão do cristianismo no mundo, como de fato estava acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...