quarta-feira, 20 de abril de 2016

1 João 2:5

1 João 2:5 - Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
MAS, QUALQUER QUE. O autor fala sobre aqueles que no exercício da sua fé fizeram um compromisso de fidelidade com o reino de Deus, e por isso nasceram de nova para uma nova vida em Cristo Jesus, e isso por meio de um verdadeiro arrependimento, razão porque foram regenerados pela palavra de Deus e passaram a ser novas criaturas. Estes são os servos de Cristo, que buscam o reino de Deus em primeiro lugar em que os seus pensamentos estão focados sempre nas coisas que são de cima.

GUARDA. Quando alguém se converte ao reino da luz, é porque fez uma aliança e um pacto de fidelidade com o evangelho da verdade e da libertação. O evangelho exige compromisso com as regras estabelecidas pela nova dispensação da graça de Deus, em que os servos de Cristo devem renunciar as coisas que o mundo oferece, mas que desagradam ao coração de Deus, para fazerem a vontade do Pai. Uma das provas que alguém é verdadeiramente um discípulo de Cristo é quando se guarda a palavra.

A SUA PALAVRA. Quando Deus chamou o seu povo Israel para ser uma nação teocrática, tirando-os do Egito e os colocando na terra de Canaã, por meio de Moisés, seu servo, lhes deu a lei, como parâmetro daquela aliança, lei esta que deveria ser guardada. A nova dispensação da graça não é diferente, Deus fez uma nova aliança por meio de Cristo, e deixou o evangelho das boas novas para que os servos de Cristo façam a sua vontade. Na bíblia contem os planos de Deus para a humanidade.

O AMOR DE DEUS. Este amor de Deus, que é o amor do Pai pelos seus filhos, nos fala de sua bondade infinita pela igreja de Cristo, este mesmo amor que foi demonstrado, quando ele deu seu unigênito Filho, Jesus Cristo, como preço de resgate pela igreja remida. Este ilimitado amor de Deus também nos ensina sobre sua graça para com o seu povo. Nós, os gentios, não merecíamos tão grande misericórdia da parte de Deus, mas, o Senhor nos manifestou sua benevolência e generosidade por meio de Cristo.

ESTA NELE VERDADEIRAMENTE APERFEIÇOADO. O apóstolo esta escrevendo sobre aquele que fez um compromisso de fidelidade a Cristo mediante a obediência ao evangelho da verdade. Somente aqueles que guardam a palavra de Deus são dignos de dizerem que verdadeiramente conhecem Deus. Por fim, ter o amor de Deus aperfeiçoado é se firmar nos caminhos do reino de Deus, com fidelidade aos seus mandamentos.

NISTO CONHECEMOS. Simplesmente ter o nome de cristão e dizer que fazia parte do cristianismo não era garantia de que alguém verdadeiramente era servo de Deus, mas cada um tinha que provar que conhecia a Deus, guardando os seus mandamentos e usufruía de plena comunhão com o Senhor. O teste era fácil, alguém tinha que ter a marca da obediência á palavra de Deus, seguindo as regras do evangelho.

QUE ESTAMOS NELE. Estar em Cristo é a mesma coisa que o aceitar como Senhor e Salvador. Ter nascido de novo pela regeneração do evangelho e ser transformado em uma nova criatura. Depois destes primeiros passos, seguir a santificação que implica em renunciar as coisas do mundo e se dedicar ao reino de Deus. Isso é estar em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...