sábado, 12 de maio de 2018

1 Coríntios 14:31

1 Coríntios 14:31 - Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
PORQUE TODOS. Grande parte deste capítulo, Paulo utilizou para organizar a igreja cristã de Corinto sobre o falar em línguas nos cultos públicos, principalmente, quando nas reuniões de celebração da igreja haviam pessoas ainda não convertidas ao cristianismo. Porem, uma outra preocupação do apóstolo era também quanto ao falar em profecia, para que os dirigentes dos cultos tivessem controle sobre o que estava sucedendo nas celebrações da comunidade cristã, e o culto não virasse bagunça.

PODEREIS. Nem havia proibição da parte de Paulo de alguém falar em línguas desconhecida, nem muito menos de profetizar, desde que, se fizesse tudo isso com ordem e decência. A vontade do apóstolo dos gentios era de que todos os irmãos fossem na realidade usados pelo Espírito Santo com os dons espirituais e ministeriais, e não que houvesse uma algazarra total, sem que a igreja de Cristo fosse edificada.

PROFETIZAR. Tudo indica que as notícias negativas, neste aspecto sobre a igreja de Corinto estavam se espalhando pelas demais comunidades cristãs daquela época, e a prova disto é que o fundador daquela igreja teve a preocupação de escrever todo este conteúdo a este respeito. É bom que fique bem claro que Paulo não está restringindo o dom de profecia, nem muito menos o de línguas, apenas orientando os irmãos.

UM DEPOIS. As mesmas regras estabelecidas quanto ao controle sobre o dom de línguas estranhas na igreja, são também colocadas quanto ao dom de profecia. Isso porque, as mesmas coisas que estavam acontecendo com o dom de línguas, também não era diferente quanto ao dom de profecia. Parece que uns viviam atropelando aos outros, como se não houvesse respeito uns pelos outros na igreja de Corinto. Mesmo com todas estas recomendações ainda tem denominações parecidas com Corinto.

DO OUTRO. Não é difícil de notar que na igreja cristã de Corinto estava prevalecendo o emocionalismo, bem como o sensacionalismo de alguns, em torno dos dons espirituais. Neste aspecto, a comunidade cristã de Corinto não estava agindo diferente das seitas heréticas do paganismo, em que davam muito favor ao êxtase emocional, em detrimento ao que se poderia chamar de racional. Na igreja não pode ser assim.

PARA QUE TODOS APRENDAM. O dom profético é algo excelente para o bem coletivo do corpo de Cristo, que é a sua igreja. O uso racional deste dom pode de maneira abundante edificar o povo de Deus, isso porque, o Espírito Santo, como agente divino na terra, deseja de maneira permanente preparar a igreja do Senhor Jesus para a vida eterna. O dom profético também tem sempre a função pedagógica na igreja.

E TODOS SEJAM CONSOLADOS. Além da instrução que o dom de profecia pode incrementar no meio do povo de Deus, o Espírito Santo que conhece a necessidade de cada um dos servos de Cristo, pode muito bem usar os irmãos com uma mensagem de conforto. A igreja primitiva vivia sob pressão e perseguição dos inimigos do cristianismo, de forma que, todos precisavam de encorajamento para não desistir dos caminhos do evangelho. O dom profético era uma fonte de consolo para a igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...