quarta-feira, 23 de maio de 2018

1 Coríntios 15:7-8

1 Coríntios 15:7-8 - Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo.
DEPOIS FOI VISTO. Não temos como saber se Paulo tinha a intenção de traçar um cronograma cronológico das aparições de Cristo, após ter ressuscitado de entre os mortos. O uso recorrente da palavra “depois” pode ser um indicativo de que o autor esteja realmente seguindo os conhecimentos da época sobre este fato tão interessante, que foram as muitas aparições do Senhor Jesus. Fica bem claro que, Paulo tenta defender que na realidade os seus leitores deveria crer nestas verdades.

POR TIAGO. Este não é Tiago irmão do apóstolo João, mas de acordo com a tradição cristã é o Tiago meio irmão do Senhor Jesus. Os indicativos fazem crer que os irmãos de Jesus não creram de princípio que ele fosse o Messias de Deus. Porem, depois da ressurreição do Cristo de Deus, eles passaram a crer que Jesus era o Salvador. Para tanto, o Verbo de Deus apareceu a Tiago, que se tornou uma liderança do cristianismo.

DEPOIS POR TODOS. Neste caso, não temos como saber se Paulo está falando de algo individual, em que Cristo tenha aparecido a cada um deles em particular ou se ele fala de algo que antes já tinha ventilado sobre a aparição do Senhor Jesus a todos de uma única vez. No evangelho de João temos primeiro a aparição de Jesus aos seus dez apóstolos, em que tomé estava ausente, mas em seguida Jesus aparece a todos.

OS APÓSTOLOS. Encontramos versões bíblicas que contem a palavra “discípulos”, mas já em outras encontramos a palavra “apóstolos”. É provável que o escritor esteja falando nos apóstolos de Cristo, eles que foram suas primeiras e mais importantes testemunhas sobre os eventos de suas aparições. Nesta mesma época, tinha o grupo dos apóstolos originais, menos Judas Iscariotes que o traiu, depois veio Tiago irmão do Senhor, depois Matias em lugar de Judas, e por fim, o apóstolo dos gentios, Paulo.

E POR DERRADEIRO DE TODOS. Apesar de ser o grande apóstolo dos gentios, porem, Paulo fala de forma humilde sobre o seu encontro com o Cristo ressurrecto. Todas as demais aparições do Senhor Jesus se deram antes de sua ascensão para aos céus, durante os quarenta dias em que esteve sobre a terra, depois de sua ressurreição. No entanto, esta vez que ele apareceu a Paulo se deu depois de sua ascensão aos céus.

ME APARECEU TAMBÉM A MIM. Este evento se encontra registrado em Atos 9:3-5 - E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

COMO A UM ABORTIVO. Uma averiguação cuidadosa pode-se perceber que Paulo não está falando de Cristo, mas sim, de sua própria situação precária como alguém que não merecia nem viver. Paulo se achava o mais miserável de todos os pecadores, isso porque, ele foi um perseguidor hostil contra a igreja amada de Cristo Jesus. Neste momento em que escreve esta sua carta, o apóstolo dos gentios se considerava rejeitado pela sua própria mãe, que era a sua nação judaica, o seu próprio povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...