terça-feira, 22 de maio de 2018

1 Coríntios 15:6

1 Coríntios 15:6 - Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.
DEPOIS. Não há uma cronologia exata das aparições do Senhor Jesus após a sua ressurreição de entre os mortos, porem, alguns estudiosos do assunto relatam sobre pelo menos dez vezes, como segue. Ele aparece a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios (Marcos 16:9). A um grupo de mulheres (Mateus 28:9) A dois dos seus discípulos Lucas 24:15). A Pedro, seu amigo mais próximo (Lucas 24:34). A dez de seus apóstolos no lugar chamado senáculo (João 20:19).

FOI VISTO. Oito dias depois o Cristo ressurrecto apareceu aos seus onze apóstolos (João 20:26). Passados alguns dias, apareceu a pelo menos sete dos seus apóstolos (João 21:1-2). Em outra ocasião aos seus onze apóstolos e também apareceu a Tiago, seu meio irmão (1 Coríntios 15:7). Por fim, apareceu aos seus onze apóstolos na Galileia, provavelmente no monte Tabor (Mateus 28:16-17). Temos então um esboço.

UMA VEZ. É provável que está vez citada pelo escritor diz respeito ao que está registrado em (Mateus 28:16-17), bem como o que está registrado em (Atos 1:4), tendo logo em seguida assunto ao céu, na presença de todos, como está escrito em (Atos 1:9-11). Nesta ocasião o Cristo de Deus certamente se despede dos seus seguidores, deixando seus mandamentos concernentes ao reino de Deus ou dos céus.

POR MAIS DE QUINHENTOS. Computando-se todas as aparições do Senhor Jesus aos seus amigos e seguidores mais próximos já era testemunho suficiente para comprovação de que ele efetivamente ressuscitou de entre os mortos. No entanto, o Cristo ressurrecto queria dar testemunho ainda a mais pessoas para que não restassem dúvidas quanto a sua ressurreição, pela qual venceu a morte. Quem poderia contestar de mais de quinhentas pessoas dando o mesmo testemunho?

IRMÃOS. Cristo poderia ter aparecido a outras pessoas, e certamente deve ter aparecido, que não eram suas seguidoras, apesar de não estar registrado, mas ele preferiu aparecer aos que acreditavam no seu nome, porque eram estas pessoas que a partir de sua ascensão iriam testemunhar que ele ressuscitou, conforme a verdade. Quando Paulo fala sobre “irmãos” ele se reporta sobre os seguidores de Cristo Jesus.

DOS QUAIS VIVE AINDA A MAIOR PARTE. O apóstolo dos gentios não cita os nomes dos que ainda estavam testemunhando pessoalmente da ressurreição do Senhor Jesus, mas ele tem certeza que estes ainda estavam vivos na terra. Apesar de não viver em Israel, porque Paulo era um missionário transcultural, Todavia, ele se mantinha bem informado de todo que acontecia em Jerusalém, em Israel e na Palestina.

MAS ALGUNS JÁ DORMEM TAMBÉM. É provável que mais de vinte anos já tenha se passado desde que o Senhor Jesus foi morto, ressuscitou e subiu ao céu para estar definitivamente assentado a destra de Deus. Durante este mesmo tempo, houveram muitas perseguições e não há dúvida que alguns dos seguidores mais próximos de Cristo já tenham sido mortos como mártires do verdadeiro cristianismo. Quando se fala sobre a morte, fala-se da morte física, mas para Deus, eles apenas dormiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...