sábado, 19 de maio de 2018

1 Coríntios 15:1

1 Coríntios 15:1 - Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.
TAMBÉM. Neste capítulo quinze, Paulo trata em detalhes de um assunto, que para a época, não era nada fácil de compreender. Durante a velha dispensação este tema não era motivo de crença nem mesmo para o povo judeu, quanto mais para os gentios. Cristo veio trazendo uma nova luz sobre o assunto, dando exemplos de pessoas que ele próprio ressuscitou de entre os mortos. Porem, o exemplo mais forte foi justamente a sua ressurreição, como sua coroação de vitória sobre a morte.

VOS NOTIFICO. Mas, no início deste capítulo, usando como introdução, o apóstolo faz lembrar aos seus leitores de como ele chegou de mansinho com uma mensagem de boas novas, em que apresentava o Messias de Deus, Jesus Cristo, como Redentor da humanidade, porque de fato ele morreu em morte de cruz, como sendo o sacrifício do Cordeiro de Deus, mas que ao terceiro dia ressuscitou para glória de Deus Pai.

IRMÃOS. Como o assunto era até certo ponto difícil de se compreender por parte dos leitores de Paulo, então, ele trata de maneira cordial seus leitores, os chamando de irmãos. Desde os tempos mais remotos da humanidade que os seres humanos se consideravam irmãos, por se encontrarem em Adão e Eva, no começo da criação. Mas, no caso de Paulo e seus leitores, essa sempre foi uma norma entre os cristãos.

O EVANGELHO. Para Paulo, o evangelho era o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer em sua mensagem. Além do mais, o evangelho é boas novas de salvação e libertação, isso porque, quem dar crédito a sua mensagem, recebe a Cristo como Senhor e Salvador, e com isso, ganha a salvação e vida eterna. O próprio escritor era uma prova viva e eficaz do poder transformador do evangelho de Cristo. A existência da igreja cristã na cidade de Corinto era outra prova do poder do evangelho.

QUE JÁ TENHO VOS ANUNCIADO. O apóstolo Paulo foi pioneiro em sua época, na semeadura das boas novas do evangelho de Cristo no mundo gentílico. Enquanto o grupo apostólico de Jerusalém ficou com a incumbência de transmitir o evangelho da circuncisão para os judeus, Paulo tinha as demais nações do mundo para levar o evangelho da incircuncisão, inclusive, chegou com as boas novas de Cristo em Corinto.

O QUAL TAMBÉM RECEBESTES. Certamente o apóstolo dos gentios se lembra neste momento de suas campanhas evangelísticas de quando esteve na cidade de Corinto para pregar as boas novas do evangelho poderoso do reino de Deus. E o mais importante foi que, os irmãos daquela cidade não só deram ouvidos ao que Paulo pregava, mas acima de tudo, receberam de bom grado, o evangelho das boas novas.

E NO QUAL TAMBÉM PERMANECEIS. Em vários momentos desta sua carta, bem como em sua segundo carta, Paulo deu a entender que os irmãos de Corinto estavam realmente muito fora do que era a vontade de Deus. No entanto, agora, como ele pretendia introduzir um assunto complicado, como também ele já se aproximava da conclusão desta sua carta, ele faz um certo afago aos seus leitores, confirmando de que efetivamente eles estavam em Cristo Jesus, o que deve ter alegrado aos irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...