segunda-feira, 21 de maio de 2018

1 Coríntios 15:3

1 Coríntios 15:3 - Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras.
PORQUE PRIMEIRAMENTE. Não temos como saber se o escritor fala de que ele foi o primeiro que chegou com as boas novas do evangelho de Cristo na cidade de Corinto. Ou este é apenas um recurso literário para principiar um tema que tem grande importância para quem escreve, bem como para quem também era leitor da informação a ser repassada. Acredita-se que Paulo foi o pioneiro da pregação das boas novas de Cristo naquela cidade, como também em toda a Macedônia e Acaia.

VOS ENTREGUEI. Paulo fala de suas atividades evangelísticas na cidade de Corinto, em que ele teve o privilégio de chegar com grande amor com a mensagem libertadora do evangelho da nova aliança de Deus com a humanidade naquela cidade. Com exclusividade, o apóstolo dos gentios gostava de pregar suas mensagens Cristocêntricas, falando por todas as partes da obra redentora do Filho de Deus.

O QUE TAMBÉM RECEBI. Não que Paulo houvesse convivido pessoalmente com o Senhor Jesus, como os demais apóstolos de Jerusalém. Mas, ele mesmo afirma ter aprendido sobre o evangelho que pregava por revelação direta de Deus. Gálatas 1:11-12 - Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. É exatamente sobre isso que o autor fala nesta colocação.

QUE CRISTO. É de propósito que Paulo coloca o sobrenome Cristo, e não o nome próprio de Jesus. Os falsos mestres gnósticos chegavam a afirma que o Cristo não morreu, mas apenas o homem chamado Jesus é que teve que enfrentar a morte. Portanto, para combater o engano das filosofias sufistas do gnosticismo, o escritor afirma que Cristo morreu de fato e na verdade. Não tem como separar Jesus de Cristo.

MORREU. A morte de Cristo foi uma realidade dentro da essência da mais pura verdade. As próprias autoridades religiosas e civis de Israel cuidaram para que os seguidores de Jesus não simulassem uma fraude, quanto a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de verificarem que ele, Jesus, já estava morto, o transpassaram com uma lança, além de colocarem guardas no sepulcro de Cristo para que não tirassem o seu corpo.

POR NOSSOS PECADOS. Romanos 4:25 - O qual por nossos pecados foi entregue. Gálatas 1:4 - O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai. Hebreus 1:3 - havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados. O evangelho chama esta morte substituta de Cristo em nosso lugar de expiação. Cristo era o Cordeiro de Deus que foi sacrificado.

SEGUNDO AS ESCRITURAS. Paulo fala a respeito de tudo que já estava escrito nas Sagradas Escrituras dos hebreus sobre os sofrimentos de Cristo em prol da humanidade e mais especificamente pela sua igreja remida, que ele comprou com seu precioso sangue. Existem várias partes do Velho Testamento que poderíamos citar, porem, as mais conhecidas são elas o Salmos vinte e dois, bem como a tão conhecida passagem de Isaías capítulo cinquenta e três. Tudo já estava previsto sobre Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...