quarta-feira, 2 de maio de 2018

1 Coríntios 14:26

1 Coríntios 14:26 - Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
QUE FAREIS, POIS, IRMÃOS? O apóstolo começa uma nova secção de sua carta falando sobre a necessidade de ordem nas celebrações da igreja. Uma pergunta que os líderes da igreja de Corinto deveriam fazer ao fundador daquela comunidade cristã, Paulo que faz a eles: Que fareis, pois, irmãos? Ao mesmo tempo, Paulo suaviza o texto, chamando seus leitores de irmãos. Esse era um tratamento de igual para igual.

QUANDO VOS AJUNTAIS. Paulo fala do momento de culto ou reunião do povo de Deus, de como eles deveriam proceder, no sentido de edificar uns aos outros, principalmente no que concerne ao uso dos dons espirituais. A celebração do culto para a igreja de Cristo é um momento solene e que merece toda reverência possível, porque quando tudo está de acordo com a vontade de Deus, o Senhor se faz presente.

CADA UM DE VÓS. Tudo indica que, nos cultos celebrados pela igreja de Corinto, as coisas não estavam de conformidade como Paulo havia ensinado, quando da fundação daquela comunidade cristã, nem muito menos como deveria ser. O correto é que haja ordem no culto, sem tumulto, nem uns atropelando os outros, mas que cada um por sua vez, de forma organizada fosse útil para o bem de todos. Com isso o autor deixa transparecer que cada um fosse usado por vez, para o culto não virar uma bagunça.

TEM SALMOS. É provável que no tempo da igreja primitiva, no tocante a participação dos louvores na igreja, às coisas transcorriam como no tempo do judaísmo, em que os Salmos era o saltério de Israel. Mas outras referências bíblicas nos faz saber que também eram entoados outros tipos de louvores, quem sabe compostos pelas lideranças da igreja, que engrandeciam a Cristo e as coisas do novo cristianismo.

TEM REVELAÇÃO. As revelações se enquadram em uma variedade de formas em que Deus se utilizava dos seus servos para edificação da igreja. Podemos falar a respeito da palavra de sabedoria, da palavra do conhecimento, das visões, do próprio dom de línguas acompanhado de interpretação, e o dom de profecia, tão defendido por Paulo, porque por meio deste dom, Deus se utilizava dos profetas para falar a verdade.

TEM LÍNGUAS, TEM INTERPRETAÇÃO. Veja-se que o apóstolo dos gentios não descarta o dom de línguas desconhecidas, o que de fato Paulo tenta explicar aos irmãos é que o dom de línguas não pode servir como único sinal de espiritualidade. Além de que, o dom de língua é importante para quem fala, porque se comunica diretamente com Deus, e com o dom de interpretação edifica todo o povo de Deus.

FAÇA-SE TUDO PARA EDIFICAÇÃO. Esta colocação feita por Paulo se traduz como o foco principal do uso dos dons e serviços na igreja de Cristo. Paulo afirma que, os dons dados pelo Espírito Santo visa primordialmente à edificação do corpo de Cristo, que é a sua igreja remida. Os dons espirituais e ministeriais não são dados a quem quer que seja para autopromoção pessoal de ninguém. Infelizmente, existem muitos até vendendo os dons que Deus lhe deu, fazendo do seu ministério uma profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...