sexta-feira, 18 de maio de 2018

1 Coríntios 14:38-40

1 Coríntios 14:38-40 - Mas, se alguém ignora isto, que ignore. Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
MAS, SE ALGUÉM IGNORA ISTO, QUE IGNORE. Este “alguém” sobre o qual fala Paulo é o mesmo do versículo anterior, que se auto classificava de profeta, certamente alguém influente dentro da igreja cristã de Corinto. Não temos de forma alguma como identificar, nem levantar hipótese alguma de quem realmente seria este opositor da obra de Deus naquela comunidade cristã. Ignorar, neste caso, é não dar importância.

PORTANTO, IRMÃOS. O autor pretende terminar este capítulo, que foi escrito com assuntos bastante polêmicos, fazendo uma graça aos seus leitores, os chamando de irmãos, e isso é recorrente em seus escritos, quando ele introduz paradoxos ou temas mais duros. Ao mesmo tempo, Paulo demostra mais uma vez sua humildade, quando na realidade ele era uma importante autoridade, mas ao mesmo tempo simples.

PROCURAI, COM ZELO. É a terceira vez que o apóstolo dos gentios faz esta mesma recomendação aos seus leitores, com o intuito de ver o enriquecimento espiritual da igreja de Cristo em Corinto. O que o escritor pede na verdade aos seus filhos na fé é que eles se dedicassem ao máximo para agradar ao coração de Deus, a fim de que o Senhor, por meio do Espírito Santo derramasse mais e mais os dons espirituais.

PROFETIZAR. É de propósito que Paulo destaca mais uma vez o seu intenso desejo de que os irmãos de Corinto buscassem diligentemente o dom de profecia. Especula-se que havia efetivamente a falta de manifestações deste dom em Corinto, razão porque Paulo tem valorizado tanto este importante dom. O que podemos conjecturar é que Paulo desejava muito ver a edificação da igreja do Senhor Jesus naquele lugar, e não que prevalecesse alguns movimentos que para nada serviam, senão para confusão.

E NÃO PROIBAIS FALAR LÍNGUAS. As explicações que o apóstolo insistiu em dar neste mesmo capítulo desta carta, quanto ao falar em línguas estranhas foram para que houvesse ordem no culto. E ele deixa bem claro que, os irmãos poderiam falar em línguas, quando houvesse interpretes, desde que, não falassem várias pessoas ao mesmo tempo, mas um, dois, ou quando muitos três, portanto, um de cada vez.

MAS FAÇA-SE TUDO DESCENTEMENTE. Com grande sabedoria, Paulo fecha este capítulo com uma colocação perfeita, ao pedir aos seus leitores que não bagunçassem as reuniões da igreja de Cristo. Os líderes da igreja de Cristo, com estas palavras de Paulo, se quisessem, a partir de agora, poderiam colocar a casa em ordem, não permitindo determinadas manifestações emocionais, supostamente espiritais.

E COM ORDEM. Estas duas palavras, “descentemente e com ordem” colocavam as coisas no seu devido lugar. Faz-se necessário que haja reverência na casa de Deus, a fim de não virar bagunça. Tem pessoas que confundem emoção com unção e acha que pode fazer o que bem quiser na hora do culto, quando sabemos que a coisa não deve ser bem assim. As lideranças da igreja precisam manter o controle, e quando necessário tomar a frente, no sentido de manter a ordem na casa de Deus e de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...