quarta-feira, 30 de maio de 2018

1 Coríntios 15:10

1 Coríntios 15:10 - Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.
MAS PELA GRAÇA DE DEUS. A graça de Deus é o favor não merecido na vida de uma pessoa. Paulo tinha consciência que antes de ser chamado por essa graça de Deus, o que ele merecia era a ira de Deus bem como o seu castigo, mas aprouve a Deus que o chamou por sua multiforme graça. Aliais é bom que se diga que ninguém merece a bondade, misericórdia e o perdão de Deus. Mas como Deus é amor, ele nos acolhe.

SOU O QUE SOU. Quem de fato é na realidade Paulo? Diante de Deus, era igual a qualquer outro dos seus servos, todavia, para a igreja de Cristo e diante da sociedade, ele teve um grande valor. De princípio não teve nem o reconhecimento dos apóstolos de Jerusalém como apóstolo de Cristo. Porem, no mundo gentílico foi o maior missionário de sua época e fundador de comunidades cristãs em todo o mundo.

E A SUA GRAÇA PARA COMIGO. Com esta frase, o escritor termina transferindo para a graça de Deus, tudo que ele fazia em prol do reino de Cristo. Se todos os homens importantes na igreja de Cristo reconhecessem o valor desta colocação feita por Paulo, o nome de Cristo seria mais glorificado e não havia tanto desvio da glória devida a Deus. Muitos que desenvolvem atividades na igreja pensam que os dons são seus.

NÃO FOI VÃ. No caso de Paulo, ele soube de maneira responsável atribuir tudo que realizava ao grande poder da graça de Deus que estava sobre a sua vida. Quando ainda não tinha se convertido para o reino dos céus, Saulo de Tarso foi um empecilho para a igreja de Cristo, pedra de tropeço mesmo. Mas depois que teve um encontro libertador com Cristo buscou dentro do possível, recompensar os prejuízos causados.

ANTES TRABALHEI MUITO MAIS DO QUE TODOS ELES. Esta declaração feita pelo apóstolo dos gentios demostra o gigante que foi Paulo nos trabalhos de evangelização e de ensino da palavra de Deus para o crescimento da igreja de Cristo. A verdade é que os apóstolos de Jerusalém até certo ponto se acomodaram em Israel, enquanto que Paulo se dispôs a levar o evangelho das boas novas de Cristo a todas as demais nações do mundo civilizado de sua época, cumprindo sua missão transcultural aos gentios.

TODAVIA NÃO EU, MAS A GRAÇA DE DEUS. Repente então o apóstolo, o que já havia afirmado anteriormente. Muitos que buscam glória pessoal nos dias de hoje precisam aprender com este exemplo de humildade da parte de Paulo. Não é difícil de se perceber um movimento, ainda que oculto, no meio cristão para a idolatria dos líderes cristão, no seio das denominações. Paulo depositava em Deus todos os seus talentos.

QUE ESTÁ COMIGO. De quem são os dons espirituais e ministeriais? Nas coisas do mundo, os filhos dos homens desenvolvem certas habilidades, no sentido de se saírem bem em seus negócios pessoas. No entanto, no que concerne a obra de Deus, ninguém faz nada, se não for à graça de Deus sobre a sua vida. Cristo disse: Sem mim, nada podeis fazer, isto porque é o Espírito Santo quem opera na vida dos servos de Cristo, de tal maneira que, o nome do Senhor é que deve por tudo e todos ser glorificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...