quarta-feira, 16 de maio de 2018

1 Coríntios 14:34

1 Coríntios 14:34 - As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
AS VOSSAS. De repente, não mais do que de repente, o autor muda de assunto e traz dois versículos por demais polêmicos nesta sua carta aos coríntios. Na realidade estes dois versículos tem sido motivos de muitos debates e controvérsias no meio do povo de Deus, principalmente nestes últimos dias. Para as igrejas do primeiro século de nossa era cristã nem tanto, porque naquela época era assim que os homens tratavam as suas mulheres. Mas na atualidade e nas igrejas ocidentais a coisa é diferente.

MULHERES. Certamente, Paulo, neste aspecto aplica a mesma regra de que os judeus aplicavam nas sinagogas do judaísmo, em que as mulheres não tinham direito de pregar ou ensinar nas reuniões religiosas dos judeus. No cristianismo histórico, com o passar dos tempos, principalmente depois da reforma protestante, estes conceitos têm evoluído bastante, principalmente nas igrejas ocidentais que são mais democráticas. Verdade é que as denominações modernas tem abolido esta regra.

ESTEJAM CALADAS. Não há dúvida que isto foi efetivamente uma regra estabelecida por Paulo para as igrejas gentílicas fundadas por ele. Nas igrejas ligadas às lideranças de Jerusalém as regras, neste aspecto eram tão rígidas quando no mundo gentílico. Este tipo de amordaça foi mantida durante séculos como proibição solene, e como uma doutrina cristã. Hoje apenas pouquíssimas denominações mantem esta tradição.

NAS IGREJAS. Há quem diga que no tempo da igreja primitiva havia alguns tipos de trabalhos voltados diretamente para as mulheres, como temos hoje em muitas denominações o círculo de orações. Todavia, nos cultos e nas celebrações públicas das igrejas do primeiro século de nossa era cristã, não se permitia que as mulheres pregassem ou ensinassem nas igrejas. Não se sabe até quando isso prevaleceu.

PORQUE NÃO LHES É PERMITIDO FALAR. Talvez o fato de que o Senhor Jesus tenha escolhido somente homens para compor seu ministério, isso tenha influenciado essa demanda no tempo dos apóstolos. A prova disto é que não houveram consagrações de mulheres para o ministério. É provável que neste mesmo tempo, o ministério da palavra e do ensina só fosse exercido pelos ministros, sendo vetado para as mulheres. Este falar pode estar ligado diretamente ao ministério da pregação da palavra.

MAS ESTEJAM SUJEITAS. Esta sujeição das mulheres podem se referir aos próprios líderes das igrejas locais, bem como aos seus próprios maridos, bem como as regras estabelecidas por Paulo. O que o escritor tenta passar para seus leitores é que as mulheres fossem submissas às autoridades da igreja, como eram aos seus próprios maridos. Em linhas gerais houve avanços, mas os homens ainda dominam nas igrejas.

COMO TAMBÉM ORDENA A LEI. Não se sabe ao certo se Paulo está se referido a lei de Moisés, e se assim o é, certamente ele se refere ao que está escrito em (Números 30:12-13). Mas, pode ser que o apóstolo dos gentios esteja se referindo a esta regra estabelecida por ele ou ainda por alguma lei tradicional que prevalecia na cidade de Corinto. O que fica bem claro é que não era permitido as mulheres pregar ou ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...