sexta-feira, 18 de maio de 2018

1 Coríntios 14:36-37

1 Coríntios 14:36-37 - Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
PORVENTURA SAIU DENTRE VÓS. Paulo refresca a mente dos seus leitores que eles não conheciam o evangelho de Cristo, até que o apóstolo dos gentios chegou com as boas novas de salvação. Os seguidores de Cristo na cidade de Corinto só eram conhecedores da palavra do Senhor, porque Deus usou o apóstolo Paulo para semear a boa semente do reino de Deus entre eles. Eles deveriam reconhecer de fato isto.

A PALAVRA DE DEUS? Não há dúvida que o escritor se reporta sobre o poderoso evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que era nesta mesma época a mensagem divina transmitida por Paulo e seus amigos de ministério no mundo gentílico. Por meio das boas novas do evangelho de Cristo, os homens de Deus transmitiam o plano da salvação em Cristo Jesus, mediante a boa graça de Deus.

OU VEIO ELA SOMENTE PARA VÓS? A cidade de Corinto foi um dos muitos campos missionários conquistados por Paulo e seus amigos de ministério no mundo gentílico. Além de que os demais apóstolos de Cristo estavam cumprindo suas missões em Israel e na palestina. O mesmo evangelho pregado em Corinto era a mesma mensagem que percorria o mundo civilizado de então cumprindo o ide imperativo de Cristo Jesus.

SE ALGUÉM CUIDA SER PROFETA. A partir de então, o escritor tem alguém em sua mira, no sentido de focar sua crítica. Não se sabe quem, mas a realidade é que havia alguém na igreja de Corinto que se achava profeta, e que defendia que somente suas palavras eram que devia ter autoridade naquela comunidade cristã. A ausência de Paulo de Corinto abriu espaço para alguns aventureiros se infiltrarem naquela igreja

OU ESPIRITUAL. Esse tal de profeta aventureiro, além de se vangloriar de ser um porta voz de Deus, também se achava mais espiritual do que tudo mundo, inclusive mais espiritual do que o próprio Paulo. É provável que este tal manifestasse sua suposta espiritualidade por meio de profecias, do falar demasiadamente em línguas desconhecidas, bem como por meio de eloquentes pregações do outro evangelho. Sempre existiram esses supostos super-homens na fé, que eram obreiros fraudulentos.

RECONEÇA QUE AS COISAS QUE VÓS ESCREVOS. O apóstolo fala, não somente sobre este tema desenvolvido nesta parte de sua carta, mas também sobre todo o conteúdo de sua missiva. E não somente isso, mas nesta época, era provável que outras suas cartas já fossem conhecidas das igrejas cristãs, apesar de alguns acharem que esta foi à primeira carta escrita por Paulo, o que não se prova, já outros acham que foi Gálatas.

SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR. Verdade é que Paulo não teve o privilégio de conviver pessoalmente com o Senhor Jesus, mas nem por isso, ninguém o podia acusar de escrever suas cartas de conformidade com o seu próprio querer. O apóstolo dos gentios teve um encontro pessoal com Cristo Jesus e a partir de então passou a receber revelações profundas dos planos de Deus para sua igreja. Quem conhece a importância de Paulo sabe reconhecer que ele foi instruído por Cristo Jesus, o Mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...