terça-feira, 15 de maio de 2018

1 Coríntios 14:32-33

1 Coríntios 14:32-33 - E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
E OS ESPÍRITOS. Conforme a palavra de Deus, existe o Espírito Santo de Deus, que sempre é posto no texto bíblico com letra inicial maiúscula. Existem os espíritos dos anjos de luz, que estão a serviço do reino de Deus. Existem os espíritos das trevas, que são o diabo com seus demônios e existe o espírito do homem. Cada ser humano tem o seu próprio espírito que é dado por Deus, que é eterno em sua existência, mesmo com a morte física ou biológica, mas este espírito sobrevive eternamente ou no paraíso ou no hades, também chamado de inferno.

DOS PROFETAS. O espírito dos profetas. Isso nos faz entender que o Espírito Santo dá o dom ao profeta, que por sua vez, pelo seu espírito transmite a mensagem de Deus para edificação da igreja de Cristo. É perfeitamente provável que haja a comunicação direta do Espírito de Deus com o espírito do profeta, em que Deus revela sua vontade por meio do dom profético. Percebe-se que neste elo, não pode haver interferência da carne, nem da sabedoria humana.

ESTÃO SUJEITOS AOS PROFETAS. Com isso, o autor deixa bem claro que, o profeta não perde o controle de suas ações, nem muito menos de suas palavras. Não há dúvida que na igreja cristã de Corinto estava havendo movimentos ou modismos em que determinadas pessoas faziam seus exibicionismos, supostamente em êxtase, para então proferir descontroladamente suas inumeráveis profetadas, o que não poderia ser, fugindo assim da ordem nos cultos públicos.

PORQUE DEUS NÃO É DEUS DE CONFUSÃO. Verdadeiras bagunças estavam sucedendo na hora dos cultos na comunidade cristã de Corinto, porque se não fosse assim, não seria necessário Paulo escrever sobre estas coisas. A partir do momento em que se perde o controle da situação, podemos julgar, conforme a palavra, que Deus não está no negócio, mas que entra em sena o emocionalismo humano, e com alguns casos em que pode até haver interferências de espíritos malignos, que tem a função de enganar as pessoas, se possível até os escolhidos.

SENÃO DE PAZ. Quando o culto tem o comando do Espírito de Deus, o que prevalece é a ordem e a decência. Um dos principais objetivos pelo qual Deus dá os dons espirituais e ministeriais, pelo Espírito Santo é para que a igreja seja edificada, exortada e consolada. Neste sentido, sempre no termino de cada trabalho, podemos concluir que a celebração foi realizada para glória de Deus, e não para a ostentação de quem quer que seja, nem mesmos dos líderes.

COMO EM TODAS AS IGREJAS. O apóstolo dos gentios já havia fundado muitas igrejas no mundo gentílico, e em todas elas haviam regras, tais como ele está expondo nesta carta, para o bom andamento da obra de Deus. Os indicativos nas fazem compreender que, somente nesta igreja de Corinto é que a coisa estava fora do padrão do cristianismo e das doutrinas cristãs, isso no que tange ao uso do dom de línguas desconhecidas, bem como do dom de profecia.

DOS SANTOS. Como em todas as igrejas dos santos. Não é difícil de se notar quando uma organização religiosa se faz uma seita herética, ao distorcer tudo aquilo que está escrito nas Sagradas Escrituras. Estes santos, sobre os quais fala Paulo, não dizem respeito aos mortos canonizados por uma instituição religiosa, mas dizem respeito aos irmãos vivos, que faziam parte das igrejas do primeiro século de nossa era cristã. Santo quer dizer separado do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...