quarta-feira, 30 de maio de 2018

1 Coríntios 15:11-12

1 Coríntios 15:11-12 Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim haveis crido. Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?
ENTÃO, OU SEJA EU. O próprio Paulo era uma testemunha viva de que realmente Cristo ressuscitou de entre os mortos, quando teve um encontro pessoal com o Cristo ressurrecto. E este era um ponto deveras forte das pregações de Paulo, porque ele anunciava a mensagem da cruz, que fala da morte de Cristo, mas nesta mesma mensagem ele pregava também sobre a ressurreição do Redentor da humanidade.

OU SEJA ELES. Certamente que o escritor se reporta sobre os demais apóstolos e testemunhas citadas anteriormente por ele, da ressurreição de Cristo de entre os mortos. Apesar que na carta aos Gálatas, Paulo fala sobre um outro evangelho pregado por alguns, mas neste aspecto da ressurreição de Cristo, havia unanimidade entre o que ele pregava e o que pregavam os apóstolos da igreja de Jerusalém.

ASSIM PREGAMOS. A morte de Cristo foi dada por certa, e os seus próprios inimigos testemunharam sobre isso (João 19:33). O problema estava em provar que Cristo ressuscitou como estava escrito e como Ele mesmo havia prometido. E os apóstolos de Jerusalém, Paulo, e mais de quinhentos irmãos também pregavam de que Ele ressuscitou. A ressurreição de Cristo foi fundamental para a sobrevivência do cristianismo. Assim como a obra de redenção foi importante, a ressurreição também.

E ASSIM HAVEIS CRIDO. Não havia nem necessidade de Paulo dedicar tanto espaço nesta sua carta falando aos coríntios sobre o assunto da ressurreição de Cristo e a ressurreição dos mortos. Não há dúvida que quando da fundação daquela comunidade cristã, ele tenha esgotado este assunto em suas pregações e ensinos. E conforme ele próprio afirma, acredita-se que os seus leitores receberam e creram nesta mensagem.

ORA, SE SE PREGA QUE CRISTO RESSUSCITOU. Portanto, era geral a crença na ressurreição de Cristo de entre os mortos, até porque esta era a base mesmo do nascimento do cristianismo. O ministério de Cristo foi muito importante, a morte do Cordeiro de Deus foi necessária, porem, sem a ressurreição do Cristo de Deus, a obra não seria completa. Quem viu o Cristo ressurrecto pregava com autoridade e poder.

DE ENTRE OS MORTOS. A morte de Cristo foi real, todos davam testemunho disto, inclusive os seus inimigos. E ele passou três dias no seio da terra, cumprindo o que Dele estava escrito. Desceu as partes mais profundas da terra, transportou os que estavam no seio de Abraão para o paraíso e foi ao hades pregar sua vitória sobre a morte e sobre o império das trevas. Mas ao terceiro dia ressuscitou dos mortos.

COMO DIZEM ALGUNS ENTRE VÓS QUE NÃO HÁ RESSURREIÇÃO DE MORTOS? Esta pergunta feita por Paulo nos leva a pensar que alguns de entre os saduceus haviam se infiltrado na comunidade cristã de Corinto, negando sobre a ressurreição de mortos. Essa também é uma cresça comum entre os homens naturais, em que eles fazem o que desejam, porque afirmam que quando morrerem tudo se acaba. Mas a verdade de Deus diz que todos haverão de ressuscitar e prestar conta do que fizeram na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...