terça-feira, 8 de maio de 2018

1 Coríntios 14:30

1 Coríntios 14:30 - Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
MAS. Percebe-se que uma das principais preocupações do apóstolo Paulo é a ordem do culto, porque ao que tudo indica os líderes locais não estavam tendo controle, nem os irmãos daquela igreja estavam sabendo como líder com tais situações. Aquela comunidade cristã era bastante abençoada com vários dons e manifestações espirituais, porem, mais para o exibicionismo de quem a possuía, e não para glória de Deus, nem para edificação uns dos outros, como manda o evangelho da graça.

SE A OUTRO. O autor está falando sobre o dom de profecia, que assim como o dom de línguas desconhecida estava sendo usado em larga escala, gerando confusão e não harmonia como convêm. Quando o Espírito do Senhor estivesse usando a alguém, mas de repente desejasse usar a outro irmão, o primeiro deveria permitir a manifestação do dom profético em outro, para que todos fossem usados por Deus com este dom..

QUE ESTIVER ASSENTADO. Desde os começos do cristianismo que as comunidades cristãs realizam os cultos, com todos assentados no ambiente de celebração. No dia de pentecoste, estavam todos assentados, quando de repente foram cheios do Espírito Santo. Somente quem estivesse ministrando é que deveria ficar de pé, inclusive quem fosse usado com o dom profético para que todos respeitassem ao que falava.

FOR REVELADA. É, pois, notório que o dom profético vem por divina revelação do Espírito Santo ao que é devidamente usado por este dom. A bíblia nos ensina que, Deus não faz nada, sem que antes revele seus mistérios ou segredos aos seus servos, os profetas. Se os homens permitirem a direção de Deus no andamento e desenvolvimento da igreja de Cristo, tudo transcorrerá dentro da vontade de Deus, isso porque o Senhor cuidará em revelar seus planos mais importantes para seu povo.

ALGUMA COISA. Como os dons espirituais e ministeriais são dados aos servos de Deus para a edificação e crescimento do corpo de Cristo, que é a sua igreja amada, então o Senhor faz saber aos seus servos seus desígnios, a fim de fazer valer a sua soberana vontade. É lamentável dizer que, nestes últimos dias, as revelações de Deus têm sido suprimidas, quando na realidade os homens querem manda mais do que Deus.

CALE-SE. A mesma recomendação dada quanto ao dom de línguas estranhas, que fale um de cada vez, para que não haja desordem no culto, é a mesma recomendação dada também quanto ao dom de profecia. Se alguém estiver falando para a igreja, porque o dom profético tem esta finalidade, mas de repente outro recebe uma revelação mais urgente e mais importante, então o primeiro se cala e fala o segundo a revelação.

O PRIMEIRO. Não que o primeiro seja menor que o segundo, o que o apóstolo dos gentios deseja aconselhar é que haja respeito a todos, e que muitos dos irmãos sejam usados pelo Espírito de Deus, pelo dom profético, porem, um de cada vez, e não muitos falando ao mesmo tempo. Parece-nos que determinadas personagens naquela igreja se achavam acima dos outros e quando ele estava profetizando se achava o tal, ao ponto de manipular o ambiente, porque achava que somente ele era profeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...