sábado, 19 de maio de 2018

1 Coríntios 15:2

1 Coríntios 15:2 - Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.
PELO QUAL. O escritor esta se reportando ao evangelho glorioso de Cristo Jesus, esse mesmo evangelho que chegou também aos gentios na cidade de Corinto, e que teve a capacidade de vencer as trevas, porque a mensagem do evangelho é pura luz. O evangelho das boas novas foi à manifestação do poder de Deus que alcançou os pecadores naquela cidade, os fazendo se transformarem em filhos de Deus, isso porque creram no poder eficaz da redenção manifesta de Cristo Jesus para todos.

TAMBÉM SOIS. Uma das grandes polêmicas entre os servos de Cristo e as pessoas do mundo é no que concerne à confissão dos remidos de que são salvos já nesta vida presente. Aqueles que foram regenerados pelo poder do evangelho libertador do Senhor Jesus exercem a sua fé de que a obra de redenção de Cristo é suficiente para lhes salvar, não porque merecem, mas porque Cristo os resgatou para seu reino e luz.

SALVOS. Paulo ilumina o entendimento dos seus leitores sobre o valor do evangelho da graça de Deus, quando afirma que, os remidos são salvos por meio deste evangelho. Na realidade o apóstolo dos gentios está de fato preparando o terreno no coração dos seus leitores para introduzir um assunto de suma importância para o cristianismo, que é a ressurreição dos salvos em Cristo que já partiram desta vida. Bem como a transformação dos vivos na vinda gloriosa do Filho de Deus, Jesus Cristo.

SE O RETIVERDES. Neste versículo o autor aponta para a possibilidade da perda de algo que constitui o centro da fé cristã, que é a salvação e vida eterna. O “se” é condicional, no sentido de que, alguém pode optar em rejeitar a mensagem do evangelho, o que constitui em prejuízos eternos. Todavia, o grande esforço de Paulo foi no sentido de pregar o verdadeiro evangelho para que os irmãos se firmassem.

COMO VO-LO TENHO. Ainda que indiretamente, o escritor dá a entender que a mensagem original do evangelho que ele pregou na cidade de Corinto havia sido desvirtuada, certamente por aqueles que pregavam um outro evangelho. A mensagem do evangelho transmitida por Paulo era digna de toda aceitação, porque ele não recebeu de homem algum, mas por revelação direta e exclusiva de Cristo Jesus.

ANUNCIADO. O apóstolo dos gentios fala de suas atividades evangelísticas, em que ele empreendeu na cidade de Corinto, quando da fundação daquela comunidade cristã. Como missionário transcultural, Paulo tinha presa em levar o evangelho ao maior número de pessoas possível, até porque ele tinha como responsabilidade evangelizar o mundo gentílico, o que ele fez com muita responsabilidade e amor ao evangelho.

SE NÃO É QUE CRESTES EM VÃO. As broncas que Paulo teve que dar aos que fazia parte da igreja cristã de Corinto, por meio de suas duas cartas, nos leva a pensar que houve momentos de dúvida por parte de Paulo se realmente os seus leitores haviam de fato se convertido ao cristianismo verdadeiro. Fala-se no cristianismo verdadeiro, porque nos dias de hoje existem várias religiões se intitulando de cristãs, mas na verdade fazem parte de um cristianismo de faixada, e não do cristianismo verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...