segunda-feira, 28 de maio de 2018

1 Coríntios 15:9

1 Coríntios 15:9 - Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.
PORQUE EU. Ao citar outros apóstolos, Paulo neste momento, não dá testemunho dos mesmos, mas deixa registrado seu testemunho pessoal, não se engrandecendo, mas com humildade reconhecendo suas próprias falhas em sua vida pregressa, antes de se converter ao verdadeiro cristianismo. Por meio de suas cartas, bem como pelo livro de Atos dos Apóstolos, e ainda por outras citações a sua pessoa, ficamos conhecendo quem de fato foi o apóstolo dos gentios, ele que deixou um bom testemunho.

SOU O MENOR. Paulo não deixa de reconhecer a importância dos demais apóstolos de Cristo, até porque, eles tiveram o privilégio de conviver e aprender diretamente com o grande Mestre e Rabi, Jesus de Nazaré. Ao se expressar desta maneira, o escritor demostra em seu testemunho o sentimento de humildade e simplicidade, porque apesar de ser o grande apóstolo dos gentios, mas não se exalta a si mesmo.

DOS APÓSTOLOS. No primeiro século de nossa era cristã, enquanto Cristo estava na terra, ele era na verdade o grande líder do cristianismo. No entanto, com sua ascensão para se assentar a destra de Deus, os seus apóstolos assumiram a liderança do novo movimento religioso. E os apóstolos de Jerusalém foram fundamentais para darem continuidade à obra de Cristo. E Paulo, para o mundo gentílico foi chamado depois.

QUE NÃO SOU DIGNO. Não que Paulo desse um mau testemunho para o reino de Deus e de Cristo, não é disto que ele está falando. Mas o escritor está de fato se reportando a sua vida pregressa, em que ele nem merecia ter sido chamado pelo Senhor Jesus. Para que o servo de Deus não se torne uma pessoa prepotente, orgulhosa e de nariz empinado, ele deve olhar no retrovisor, quem de fato ele era. Quem não tem habilidade para líder com os dons, muitas vezes se acha poderoso.

DE SER CHAMADO APÓSTOLO. Nesta mesma época em que Paulo escreve aos coríntios, o cargo ou função de apóstolo era que estava em destaque. Depois, os cargos eram distribuídos conforme os dons ministeriais. Paulo não se achava digno de ser chamado de apóstolo de Cristo e em seguida ele diz por quê. Hoje, dependendo da denominação, o cargo mais cobiçado é o de pastor. Tem algumas denominações que nomeiam como líderes os chamados apóstolos, mas com reservas para a atualidade.

POIS QUE PERSEGUI. Os judeus sabiam que o surgimento do cristianismo, fundado por Cristo, significava praticamente a morte do judaísmo. Desta forma, os judaizantes além de matarem a Cristo passaram a perseguir aos discípulos de Cristo. Paulo era um fariseu que com determinação passou a perseguir a todos aqueles que confessavam o nome de Cristo. Quando se converteu estava em atividade contra a igreja de Cristo.

A IGREJA DE DEUS. Falar sobre a igreja de Deus é a mesma coisa que falar sobre a igreja de Cristo, composta por todos aqueles que, de todas as nações de mundo, aceitam a Cristo Jesus como único Senhor e Salvador. O testemunho de Saulo de Tarso, que foi transformado no apóstolo Paulo é muito importante, a fim de compreendermos o que Deus é capaz de fazer com um ser humano pela regeneração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...