segunda-feira, 21 de maio de 2018

1 Coríntios 15:4-5

1 Coríntios 15:4-5 - E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.
E QUE FOI SEPULTADO. No versículo anterior o autor afirma que Cristo foi morto pelos nossos pecados de acordo com o que sobre ele já estava escrito nas profecias messiânicas. Agora, Paulo diz que o mesmo Cristo foi sepultado, e isso de conformidade como dele também estava escrito. Pelas leis romanas, o Cristo não teria direito de ser sepultado, mas Deus se utilizou de José de Arimatéia, que era uma autoridade importante, para que seu corpo fosse sepultado de forma digna.

E RESSUSCITOU. Os quatros evangelhos falam da ressurreição do Cristo de Deus e este foi um dos fatos mais marcante da passagem de Cristo pela terra, porque se ele não tivesse ressuscitado a vitória não seria completa. Como o próprio Cristo havia dito que era a ressurreição e a vida, ele não poderia de forma alguma ficar preso a tumba fria, mas pelo grande poder de Deus ele ressuscitou para nunca mais morrer.

AO TERCEIRO DIA. Esse terceiro dia, do qual fala o nosso escritor, diz respeito ao primeiro dia da semana, também chamado pelos cristãos primitivos de dia do Senhor, que é justamente o domingo. É unanimidade entre todas as religiões cristãs que o Senhor Jesus Cristo foi crucificado na sexta-feira, e, portanto, ele também veio a morrer na própria sexta-feira, sábado é o segundo dia e o domingo o terceiro dia.

SEGUNDO AS ESCRITURAS. Se Paulo está se referindo as Escrituras do Velho Testamento é provável que ele se refira ao que está registrado em Oséias 6:2 - Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Temos ainda Salmos 16:10 - Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Conhecidas como citações messiânicas.

E FOI VISTO. A ressurreição do Senhor Jesus por si só teve o seu ponto importante como coroação de sua vitória sobre a morte. Porem, as suas aparições a várias pessoas e em circunstâncias e lugares diferentes trás consigo provas irrefutáveis de que na verdade o Filho de Deus venceu definitivamente a morte. O livro de Atos dos Apóstolos nos ensina que o Cristo ressurrecto esteve quarenta dias ainda na terra, antes de sua ascensão aos céus, aparecendo e ensinando aos seus discípulos.

POR CEFAS. O Dr. Lucas escreveu algo em seu evangelho que pode ser uma referência ao que Paulo cita neste texto, conforme Lucas 24:34 - Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. Cefas é a mesma pessoa que Simão, como também é o apóstolo Pedro. Paulo cita o nome de Cefas porque ele era uma autoridade muito respeitada por todos na igreja primitiva, bem como em Corinto.

E DEPOIS PELOS DOZE. Ainda no evangelho de (Lucas 24:36) Cristo aparece no meio dos seus apóstolos e dá provas cabais de que ele efetivamente ressuscitou de entre os mortos. (João 20:19), também é outra passagem bíblica do Novo Testamento que nos mostra que o Senhor Jesus mais uma vez apareceu aos seus apóstolos, ainda no domingo a tarde, que foi o próprio dia de sua ressurreição de entre os mortos. Todos os casos de aparições do Cristo ressurrecto foram para provar que ele ressuscitou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...