terça-feira, 5 de junho de 2018

1 Coríntios 15:20-21

1 Coríntios 15:20-21 - Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
MAS DE FATO CRISTO RESSUSCITOU. A ressurreição de Cristo Jesus se constituiu num dos pelares mais fortes do cristianismo, porque foi à coroação do Filho de Deus como Senhor da ressurreição e da vida. Os seus apóstolos, e mais de quinhentos dos seus discípulos tiveram o privilégio de vê-lo pessoalmente depois que ele ressuscitou de entre os mortos. Este fato passou a ser inegável e ficou como uma marca da fé cristã.

DENTRE OS MORTOS. Quanto à morte física, biológica ou clínica do Cristo de Deus, também foi um foto indiscutível, até porque os próprios inimigos do evangelho testemunharam de que ele realmente morreu. Na realidade, assim como ele havia dito, o Cristo de Deus passou três dias no seio da terra, foi ao seio de Abraão, transportou os justos para o paraíso, proclamou sua vitória no hades, e ressuscitou.

E FOI FEITO AS PRIMÍCIAS DOS QUE DORMEM. As primícias eram os primeiros frutos da terra, que os filhos de Israel ofereciam no templo, como prova de que a colheita seria farta. Cristo é as primícias dos que dormem, como prova de que, no dia do arrebatamento dos escolhidos haverá abundante ressurreição dos remidos de Cristo. Por que dos que dormem? Porque os remidos ressuscitarão primeiro, e não os mortos.

PORQUE ASSIM COMO A MORTE. Não tinha como o escritor falar sobre a ressurreição, sem ter que falar também, neste grande inimigo dos seres humanos, chamado a morte. Existe a morte física, algo que está determinado para todo ser humano, inclusive o Cristo também teve que passar por ela. Mas também existe a morte espiritual ou morte eterna. Nem todos que passarem pela morte física terão que experimentar a morte eterna. A morte eterna está reservada para os incrédulos.

VEIO POR UM HOMEM. O verbo “veio” pode ser um indicativo de que a morte já existia na eternidade passada, mas que ela se manifestou na vida dos seres humanos a partir da desobediência de Adão. Adão é o representante primeiro de toda a raça humana, ele mesmo que, conforme este texto, também foi o canal pelo qual entrou a morte no mundo dos homens. Paulo fala de como a morte passou a agir neste mundo.

TAMBÉM A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS. Esta ressurreição sobre a qual o apóstolo dos gentios fala diz respeito, primeiro a ressurreição dos que dormem em Cristo, no grande dia do arrebatamento dos remidos do Senhor. Depois da ressurreição geral, em que todos os mortos haverão de ressuscitar para comparecerem perante o grande trono branco, a fim de prestarem contas das suas obras praticadas na terra.

VEIO POR UM HOMEM. Não somente a morte expiatória de Cristo, mas também a sua ressurreição dos mortos fazem parte da obra de redenção. E a ressurreição de Cristo foi às primícias de que Ele, como Senhor da ressurreição e da vida, produzirá vida para os que dormem e ressurreição para os mortos. Paulo não está falando apenas da ressurreição do corpo, mas ele certamente pensa no despertar da alma e do espírito, de todos aqueles que passaram pelo planeta terra, os que dormem e os mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...