terça-feira, 19 de junho de 2018

1 Coríntios 15:45

1 Coríntios 15:45 - Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
ASSIM ESTÁ TAMBÉM ESCRITO. O autor se reporta ao ato de criação do homem que está registrado em Gênesis 1:26-27 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Por que Paulo cita, dentro deste tema o homem chamado Adão? Porque foi por meio de Adão que a morte entrou na raça humana, não somente Adão teve que provar a morte, mas toda a humanidade.

O PRIMEIRO ADÃO. Em se tratando do casal, Adão foi criado primeiro que a sua mulher, é tanto que a mulher foi criada a partir da composição do homem, enquanto que o homem, Adão foi formado da terra. Gênesis 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra. Gênesis 2:22 - E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. Adão foi o primeiro da humanidade.

FOI FEITO. Já esta colocação feita por Paulo se refere ao que está escrito em Gênesis 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Neste momento, o escritor de Gênesis afirma sobre o ato de criação da vida no homem. O Senhor criou o homem do pó da terra, mas ele estava como que inanimado. Porem, Deus lhe deu a vida.

EM ALMA VIVENTE. Sobre esta expressão usado por Paulo nesta sua carta, ”alma vivente”, os hebreus, até a época anterior dos profetas, tinham uma compreensão diferente do que hoje se pode dizer sobre o que está registrado. A palavra “alma” para eles era apenas o que chamavam de vida do corpo físico. Mas, uma compreensão mais avançada nos diz que esta “alma vivente” é a Alma imortal. Porque o corpo morre, mas a alma do ser humano como unidade espiritual não morre, porque ela é eterna.

O ÚLTIMO ADÃO. Neste caso, o apóstolo dos gentios está se referindo a Cristo, o homem perfeito. Não que Cristo seja igual a Adão, pelo contrário, o que Paulo deseja mesmo é defender o contraste. Por que Cristo é uma tipologia do último Adão? Porque Cristo representa a posição final do homem ressurrecto, vivificado, forte, completo e eterno em plenitude. Cristo na verdade é o Ômega da humanidade do homem.

EM ESPÍRITO. Falar em “espírito” para um hebreu antes da era dos profetas era algo que eles só podiam pensar no Espírito de Deus ou nos anjos do Senhor, sobre os quais falam as Escrituras, ou mesmo no diabo com os seus demônios. O homem como espírito, eles não concebiam. No entanto, Cristo se tornou o homem espiritual em essência, porque viveu a verdadeira espiritualidade e ressuscitou em Espírito.

VIVIFICANTE. O corpo ressurrecto do Senhor Jesus ressurgiu totalmente espiritualizado, e é justamente isso que Paulo tenta explicar para seus leitores. Como Ele era a ressurreição e a vida, seu ser espiritual não poderia permanecer absolvido pela morte. O exemplo de Cristo será o modelo mesmo da ressurreição dos escolhidos de Deus. A ressurreição de Cristo de entre os mortos, também é a garantia e a esperança de que os salvos também haverão de serem vivificados para a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...