quinta-feira, 21 de junho de 2018

1 Coríntios 15:46-47

1 Coríntios 15:46-47 - Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
MAS NÃO É PRIMEIRO O ESPIRITUAL. Era mais que necessário que o autor abordasse a questão da vida espiritual. Depois de tantos argumentos em prol da ressurreição dos mortos, Paulo não poderia terminar este tema sem falar na continuidade essencial do ser humano, na vida eterna, porem, em uma nova modalidade de vida. A vida natural é uma experiência que Deus dá ao ser humano, mas o fim é a eternidade. Bom seria que todos os seres humanos acreditassem nesta realidade de uma existência eterna.

SENÃO O NATURAL. O homem natural é transitório, no sentido de que, nossa passagem pela terra é muito rápida, comparada com a eternidade que nos espera. Esse argumento, em tese, desfaz o conceito de alguns de que, o homem já existia antes dele vir a terra. Primeiro, vem o homem natural, para depois, ser a manifestação do homem espiritual, isso será comprovado após a ressurreição dos que dormem.

DEPOIS O ESPIRITUAL. O apóstolo dos gentios fala do processo natural, em que o ser humano nasce sobre a terra, cumpre sua missão neste mundo, parte para a outra vida, os que dormem em Cristo vão para o paraíso e os que partem sem Cristo para o hades. Mas haverá a ressurreição de ambos, cada um por sua vez, os de Cristo primeiro na sua vinda para arrebatar a sua igreja amada, e os outros para o dia do juízo final.

O PRIMEIRO HOMEM, DA TERRA. Não sabemos se de fato o escritor estar se reportando ao homem chamado Adão, ou na realidade ele esteja escrevendo sobre o tipo de homem que nasce na terra, isso em linhas gerais. Tanto uma como outra destas hipóteses estão corretas, porque Adão era de fato uma representação de toda a raça humana, por isso que as consequências impostas em Adão chegam a todos.

É TERRENO. Essa afirmativa feita pelo apóstolo Paulo é bastante profunda e representa uma verdade indiscutível, no sentido de que, o homem natural, vem a este mundo com características comuns, e praticamente todos imaginam de que suas existências se ressumem apenas a esta vida terrena. Como seres humanos, somos todos iguais, a diferença de um para o outro se dá quando Cristo está no homem.

O SEGUNDO HOMEM, O SENHOR. De Adão até a manifestação do Emanuel de Deus, todos os homens tinham a mesma essência. Depois da vida do Cristo de Deus, tudo mudou, porque o homem, Jesus de Nazaré era o Deus-homem. Cristo viveu a experiência do homem, mas ele também tinha em se mesma a essência da divindade. Quem vive com Cristo e para Cristo está caminhando na mesma direção de Cristo.

É DO CÉU. Quando alguém conhece profundamente quem era o Cristo de Deus pode vislumbrar a ilimitada diferença que ele demostrou aos filhos dos homens, como sendo o Emanuel de Deus. Cristo não era terreno, mas era o tipo de homem celestial. E os remidos de Cristo também não são deste mundo, mas são peregrinos e forasteiros nesta esfera terrena. Desde sua ressurreição e ascensão que Cristo vive a plena espiritualidade servindo de modelo para os que o aceita como Senhor e Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...