sexta-feira, 15 de junho de 2018

1 Coríntios 15:33-34

1 Coríntios 15:33-34 - Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.
NÃO VOS ENGANEIS. O alerta de Paulo era pertinente, uma vez que, o perigo rondava a comunidade cristã de Corinto. E como o apóstolo amava aquela igreja, porque foi ele o seu fundador, então, seus cuidados por aquela gente era redobrado, no sentido de vê-los crescendo na fé, e não entrando por caminhos diferentes do evangelho da verdade de Cristo. Todo cuidado seria pouco para não se deixarem enganar.

AS MÁS CONVERSAÇÕES. O povo de Deus não pode se deixar levar por conversas que sejam contrárias ao evangelho de Cristo. Paulo tinha com muito esforço e dedicação ensinado as verdadeiras doutrinas cristãs aos seus filhos na fé, quando durante um ano e meio ficou com eles, na fundação daquela igreja. Ao partir para novos campos missionários, deixou seu amigo de ministério Apolo que estava ensinando a palavra.

CORROMPEM OS BONS COSTUMES. O que Paulo tenta explicar para seus filhos na fé é que conversar com um herege, não traz nenhum proveito espiritual. Portanto, quem mantem amizade com um herege corre o risco de cair na lábia do tal. Com isso, a melhor coisa é não dar ouvido a quem vêm com conversas contrárias à palavra de Deus. Estes bons costumes que Paulo se refere, dizem respeito aos nos ensinos que ele havia transmitido para seus leitores. Os hereges transtornavam o evangelho de Cristo.

VIGIAI JUNTAMENTE E NÃO PEQUEIS. Fiquem em alerta, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, buscando a quem possa tragar. O diabo com os seus demônios estavam usando os hereges infiltrados na igreja de Corinto para que estes pregassem uma mensagem, que os mortos não haverão de ressuscitar. Porem, para Paulo, se os irmãos se deixassem levar por tal ensino falso, terminariam pecando.

PORQUE ALGUNS AINDA NÃO TÊM. Aqueles que faziam parte da igreja cristã de Corinto eram hábeis nas coisas desta vida, se interessavam até demais pela sabedoria terrena, mas tudo indica que eram devagar quanto às coisas espirituais. Apesar de terem tido o privilégio de ouvirem Paulo, um dos homens mais profundo nas revelações do evangelho, e ter Apolo como mestre, mas ainda não tinham crescido.

O CONHECIENTO DE DEUS. Como todos sabem, Corinto era um dos mais avançados centros da cultura grega, e os irmãos daquela igreja tinham os melhores mestres das ciências do saber daquela época. No entanto, suas mentes estavam como que embotadas para não receberem o verdadeiro conhecimento sobre os planos de Deus. Estavam dando ouvidos as filosofias dos gnósticos, mas pouco valor a palavra de Deus.

DIGO-O PARA VERGONHA VOSSA. O apóstolo dos gentios percebe um contra senso no caso dos seus leitores em Corinto. Os irmãos eram para estarem em um grau de desenvolvimento espiritual além do comum, porque foram bem instruídos nas verdades de Deus, porem, em vez disto, eles estavam querendo retroceder, dando ouvidos a heresias de perdição. Paulo, como fundador daquela comunidade cristã se sentia envergonhado, por ver que seus ensinos não tinham tido o efeito esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...