quinta-feira, 14 de junho de 2018

1 Coríntios 15:30-31

1 Coríntios 15:30-31 - Por que estamos nós também a toda a hora em perigo? Eu protesto que cada dia morro, gloriando-me em vós, irmãos, por Cristo Jesus nosso Senhor.
POR QUE. No versículo anterior, Paulo aponta sua artilharia contra aqueles que negavam a realidade da ressurreição dos mortos. Em princípio se pensa que as doutrinas dos saduceus haviam chegado na comunidade cristã de Corinto, porque essa era uma crença comum entre os saduceus. Mas, os historiadores também nos fazem saber que haviam várias seitas pagãs naquela cidade, que também defendia tais teses, porem, ao mesmo tempo viviam uma incoerência ao batizar em nome dos mortos.

ESTAMOS NÓS. No versículo anterior, o escritor critica “eles” que não acreditavam na ressurreição dos mortos, mas que batizavam seus adeptos em nome dos mortos, isso com relação aos falsos mestres de heresias espirituais. Agora, neste versículo, o autor fala em “nós”, porque ele muda o foco do que vinha falando no versículo anterior para sua própria pessoa, bem como para os seus filhos na fé da igreja cristã de Corinto.

A TODA HORA EM PERIGO? Esse é mais um argumento de Paulo, em defesa da ressurreição dos mortos. No caso do apóstolo dos gentios, um estudo neste sentido, em seus escritos, se verifica que nenhum outro dos apóstolos teve que passar tantas perseguições o quanto Paulo teve que enfrentar, por pregar o evangelho de Cristo. Certamente, os seus leitores também eram vítimas das investidas dos seus inimigos.

EU PROTESTO QUE CADA DIA. Quanto ao país de Israel, a morte de Cristo, até certo ponto, logo no começo fez cessar os embates contra os líderes de Jerusalém. Já no mundo gentílico, como Paulo era o responsável pela evangelização das demais nações de sua época, aonde o apóstolo chegava, os judeus, os líderes das falsas religiões mais antigas, e as autoridades romanas, não cessavam de persegui-lo permanentemente.

MORRO. Não que Paulo morresse na realidade todos os dias, essa é uma metáfora ou uma hipérbole que ele usa, para representar os perigos que ele tinha que enfrentar todos os dias de seu ministério. O que efetivamente o escritor quis afirmar na verdade é que, em todos os momentos de sua vida, ele enfrentava situações bem próximas da morte e que a cada dia, mais e mais se aproximava seu momento de partir.

GLORIANDO-ME EM VÓS, IRMÃOS. Paulo demostra para seus filhos na fé, que eles eram de fato e na verdade a coroa de seu ministério. As demais igrejas fundadas por Paulo tinham muitos problemas, tais como a comunidade cristã de Corinto. No entanto, suas duas grandes cartas enviadas a esta igreja, demostra o quanto o apóstolo tinha cuidado e amor pelos irmãos de Corinto, que eram especiais para ele.

POR CRISTO JESUS NOSSO SENHOR. É perceptível em seus escritos, que Paulo tinha o grande amor pelo Senhor Jesus Cristo. Nesta frase, o apóstolo mais uma vez cita o título mais completo ao se referir ao Filho de Deus. Jesus é o nome próprio do Messias de Deus e Cristo é o adjetivo que fala de suas qualidades, bem como de sua missão. Já sobre o senhorio de Cristo Jesus, ainda no Velho Testamento era previsto que ele seria Senhor para glória de Deus Pai, o que foi confirmado em sua vida e ministério na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...