quarta-feira, 27 de junho de 2018

1 Coríntios 15:53

1 Coríntios 15:53 - Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
PORQUE CONVÉM. É necessário que, o que é material seja espiritualizado para uma nova dimensão da existência. As coisas matérias e orgânicas não tem como entrarem nos céus, onde a essência das coisas tem uma outra composição. As coisas da terra são temporais, enquanto que as coisas que fazem parte do andar de cima e da esfera celestiais são eternas. Para que as coisas da terra possam ser transportadas para a dimensão celestial convém passar pelo processo de transformação. Tudo que há na terra, quando submetido à prova do tempo, se torna degradável e corruptível.

QUE ISTO. Convém “que isto”. Refere-se ao nosso corpo, porque tanto a alma quanto ao espírito dos seres humanos são eternos. O corpo humano foi formado da terra (Gênesis 2:7), portanto de material perecível e corruptível. Cada ser humano que nasce, vive e morre tem início, meio e fim para o seu corpo físico. O nosso corpo é apenas uma morada temporária para a alma e o espírito. Por isso que o ser humano essencial, não se resume apenas no seu organismo material, mas sim no ser espiritual que passara a eternidade com Deus (salvação) ou separado dele (Segunda morte).

QUE É CORRUPTÍVEL. O nosso corpo é corruptível. Cheio de fraquezas e sujeito as interferências das doenças e das enfermidades, terminando com a morte física. Quanto à composição orgânica do nosso corpo não há ninguém forte o suficiente para não ser submetido à degradação. O ser humano nasce frágil demais, os mais fortes até certo ponto se tornam robustos, mais com o passar dos anos, as células vão se decompondo e o que era bonito se torna gasto e, portanto, velho e frágil novamente. Por fim, ao ser submetido à morte física, tudo termina como começou pó e cinza como diz as Sagradas Escrituras. Esta é a trajetória natural de todo ser humano na terra.

SE REVISTA. O que é corruptível precisa ser revestido da incorruptibilidade para passar a fazer parte da esfera da eternidade futura. Este revestimento será feito, não em todos, no momento do arrebatamento da igreja, mas somente nos que tiverem o privilégio de serem beneficiados pelo evento da parousia de Cristo. Tanto os que já dormem em Cristo, serão atingidos por este revestimento da incorruptibilidade, porque hão de ressuscitar com corpos espirituais, quanto aos que estiverem vivos e que hão de serem arrebatados pelo Cristo de Deus, que está voltando para os seus.

DA INCORRUPTIBILIDADE. O que é corruptível convém que seja revestido da incorruptibilidade. O corpo humano que é composto de material degradável e perecível será transformado em uma outra composição que resistirá ao tempo e a qualquer outro tipo de coisa que desgasta e corrói a tudo e a todos. Este estado de ser incorruptível que vai revestir aos salvos e remidos por Cristo os tornará perfeito para habitarem na luz de Deus por uma eternidade sem fim. Porque na realidade foi para isso que Deus criou o ser humano, para ser eterno, e existir para todo o sempre.

E ISTO QUE É MORTAL SE REVISTA DA IMORTALIDADE. Assim como a alma e o espírito que fazem parte do ser essencial dos seres humanos, e que são eternos, o corpo precisa ser revestido pela imortalidade pelo processo desta transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...