quarta-feira, 13 de junho de 2018

1 Coríntios 15:28

1 Coríntios 15:28 - E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
E, QUANDO TODAS AS COISAS. Dentro da cronologia exposta por Paulo, que não tem data marcada, isso em nosso calendário, mas que o “quando” fala de um tempo determinado no calendário de Deus. Ainda que de forma invisível ao olho humano, nem perceptível a inteligência dos filhos dos homens, mas Cristo está indo em direção ao seu domínio universal e global, e o milênio demostrará esta realidade. Nos céus isso já é uma realidade, na terra e em todos os lugares Cristo há de governar plenamente.

LHE ESTIVEREM SUJEITAS. No versículo vinte e cinco temos o seguinte: Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. A igreja já vive debaixo do governo de Cristo, porque os escolhidos do Senhor não fazem mais as suas próprias vontades, mas a de Cristo. No entanto, ainda resta muita coisa para que todas as coisas estejam realmente sob a vontade soberana de Cristo.

ENTÃO TAMBÉM O MESMO FILHO SE SUJEITARÁ. Quando tiver cumprimento o governo e o domínio de Cristo sobre tudo e sobre todos. Então, haverá uma entrega do governo ao Cabeça Federal de todas as coisas. Por isso que o evangelho chama Jesus de Filho de Deus, e o filho sempre estará abaixo da autoridade do pai, e se é assim na terra, não será diferente nos céus. O Pai é o Rei que está acima de tudo.

AQUELE. Paulo fala do Deus Todo-poderoso que desde a vinda do seu Messias compartilha com seu Filho Jesus o governo de todas as coisas. O poder outorgado do Pai ao Filho, em nada diminui a autoridade do Pai, porque isso já fazia parte da economia do reino de Deus, desde a fundação do mundo. Antes mesmo da vinda do Messias, o próprio Deus já havia prometido que o seu Cristo seria honrado com o domínio sobre todas as coisas. E tudo está de acordo com a vontade do Deus Criador.

QUE TODAS AS COISAS LHE SUJEITOU. Os judeus não compreenderam nada disto que Paulo procura explicar neste texto, porque se tivessem compreendido não teriam rejeitado o seu Messias, Jesus de Nazaré. Esse compartilhamento do governo de Deus com o seu Cristo foi uma determinação do próprio Deus. Por isso que, quem se torna discípulo de Cristo, não está fugindo das regras do monoteísmo bíblico.

PARA QUE DEUS. No final das contas, todas as coisas terão sua essência na pessoa bendita do Deus Criador. Nisto se percebe a fidelidade de Cristo ao Pai, em que ele está trabalhando como mordomo do Pai, para lá na frente devolver com fidelidade todas as coisas aos cuidados do Deus único e verdadeiro. O Pai tem confiado ao seu Cristo uma tremenda responsabilidade, e a igreja confia na capacidade de Cristo.

SEJA TUDO EM TODOS. Verdades profundas nos são ensinadas nestas teses postas por Paulo, que deve ter impactado os seus leitores em Corinto. Hoje e por um longo período, Cristo centraliza seu poder no comando de todas as coisas. Mas na eternidade de Deus e de Cristo, Deus será o Ômega de todas as coisas. O bem prevalecerá, a verdade e a luz, porque Deus é o bem a verdade e a luz em essência acima de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...