sábado, 16 de junho de 2018

1 Coríntios 15:35-36

1 Coríntios 15:35-36 - Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
MAS ALGUÉM DIRÁ: COMO RESSUSCITARÃO. Novamente o autor retoma seu principal tema de esclarecimento, que é justamente a ressurreição dos mortos, tanto dos que partiram com Cristo, os que dormem no Senhor, como também a ressurreição dos mortos, aqueles em que seus corpos jazem no pó da terra e suas almas estão no hades. Para os que creem no evangelho ver este tema como uma grande esperança, mas para o homem natural, a ressurreição simplesmente não existe, porque não crê.

OS MORTOS? Paulo vem falando para os que dormem no Senhor, mas também vem escrevendo sobre os mortos, como aqueles que participaram da morte física, mas que partiram desta vida para a outra sem direito a salvação. Mas neste texto, é provável que ele se refira a ambos, os que dormem e os mortos. Essa não é uma pergunta feita pelos que conhecem a Cristo, mas sim, pelos que não vivem o evangelho da verdade.

E COM QUE CORPO VIRÁ? Naturalmente, o ser humano terreno e materialista, ele tem a crença de que, quando o homem morre, seu corpo é enterrado e tudo termina na sepultura. Diante do que acontece com o corpo físico, seu estado de putrefação e deterioração, o homem natural imagina que tudo acabou. Porem, as escrituras afirmam que somos eternos. O nosso corpo vai ressuscitar de forma incorruptível.

INSENSATO. Há quem diga, que Paulo usa este termo, não contra os seus leitores, mas sim, contra os hereges, aqueles mesmos que estavam transtornando o evangelho de Cristo na igreja de Corinto. O apóstolo dos gentios estava dizendo que os falsos mestres que defendiam que os mortos não ressuscitam, estavam agindo com estupidez, como pessoas que agiam sem razão de ser, loucos e irracionais. Um insensato é alguém que perdeu a sensibilidade para a verdade e para o que é certo.

O QUE TU SEMEIA. Paulo era hebreu de hebreu, e os judeus eram especialistas em criarem suas próprias metáforas para explicarem suas ideias. Temos os muitos exemplos de Jesus que ensinou de várias maneiras com suas lindas parábolas. E Paulo usa mais uma de suas ilustrações para explicar verdades espirituais profundas. Neste caso ele fala sobra às atividades agrícolas de quando da plantação de uma semente.

NÃO É VIVIFICADO. Nenhum agricultor experiente vai fazer uma plantação com sementes ainda verdes, geralmente, o bom agricultor guarda sua melhor semente para o ano seguinte, ou até por mais de um ano, para então fazer sua plantação. Se plantar uma semente ainda verde, ela vai apodrecer, mas se deixar primeiro ela morrer, então plantando, com certeza tal semente vai germinar, nascer e dá frutos.

SE PRIMEIRO NÃO MORRER. O ensino da metáfora aplicada por Paulo é que, primeiro vem à morte física, depois vem à ressurreição. Os que dormem em Cristo, ao participarem da morte física ou biológica, seus corpos voltam ao pó, mas suas unidades espirituais (alma e espírito) estão repousando no paraíso. Já os que morrem sem Cristo, seus corpos voltam ao pó, e suas unidades espirituais vão para o hades. Mas tanto uns como os outros, haverão de ressuscitar, corpo, alma e espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...