domingo, 24 de junho de 2018

1 Coríntios 15:50

1 Coríntios 15:50 - E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
E AGORA DIGO ISTO. A partir do próximo versículo o escritor passa a falar sobre o dia do arrebatamento da igreja de Cristo, em que se dará a ressurreição dos que dormem em Cristo e da transformação dos que estiverem vivos. Até o momento, neste capítulo quinze, o autor vem tratando exclusivamente sobre a ressurreição, primeiro, da de Cristo, e depois da ressurreição dos que dormem em Cristo, que são os escolhidos de Deus, bem como dos mortos, que hão de ressuscitar no último dia, no juízo final.

IRMÃOS. Esse tratamento dado por Paulo aos seus leitores é recorrente em seus escritos, porque desde os começos do cristianismo que este era um costume entre os servos de Cristo. E isso também é uma demonstração de humildade da parte de Paulo, porque apesar de ser o grande apóstolo dos gentios, mas considerava a todos como seus irmãos em Cristo Jesus. Todos que aceitam a Cristo são irmãos uns dos outros.

QUE A CARNE E O SANGUE. Essa é uma expressão usada por Paulo para representar o homem natural. Quando se fala de carne, está se tratando do homem com desejos maculados para as paixões desta vida. Mas quando se fala de sangue, então, o escritor esta se referindo ao ser humano em sua essência, como ele vive neste esfera de sua existência. A composição do organismo humano é feita para esta vida presente.

NÃO PODEM HERDAR. O apóstolo dos gentios fala neste ponto de sua carta do que podemos chamar de transição desta vida presente para a vida futura, ou vida eterna. Os componentes do organismo humano, como estar nesta esfera terrena, não comportam o ambiente da vida totalmente espiritual. Assim sendo, os que dormem precisam ressuscitar de entre os mortos, bem como os que estiverem vivos na vinda de Cristo precisam passar pela transformação do corpo para uma nova composição.

O REINO DE DEUS. Essa colocação feita por Paulo é também o equivalente a reino dos céus, no sentido de nova dimensão da existência dos filhos de Deus nas mansões celestiais. Cristo garantiu que foi nos preparar lugar e quando assim fizer, voltará para nos levar para si mesmo. Já o livro do Apocalipse nos fala sobre a Nova Jerusalém já preparara e pronta, onde iremos morar eternamente com o nosso Deus.

NEM A CORRUPÇÃO HERDAR. Desde a queda da raça humana por meio de Adão e Eva, ainda no Jardim do Éden, que se tornou deplorável a situação dos seres humanos. Isso porque a morte passou a reinar, e com ela vieram também todas as consequências negativas do pecado. Durante toda a existência terrena, que o ser humano vai se desgastando, até culminar com a morte, que é o fim da vida terrena.

A INCORRUPÇÃO. Finaliza então o apóstolo falando sobre a composição do novo corpo espiritualizado dos que dormem em Cristo, bem como dos que forem transformados em corpos gloriosos na vinda de Cristo. O novo corpo, que será revestido da incorruptibilidade e também da imortalidade, não será vulnerável ao tempo, nem passível de desgaste. A vinda de Cristo cuidará de fazer esta transição entre o que é terreno, na vida dos remidos, para o que será totalmente espiritual e glorioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...