domingo, 17 de junho de 2018

1 Coríntios 15:39

1 Coríntios 15:39 - Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.
NEM TODA A CARNE. Tendo então falado sobre a diferença entre a semente que se coloca debaixo da terra e a própria planta que há de ser gerada daquela pequena semente. Agora, o autor fala a respeito dos diferentes tipos de carnes que existe na natureza. Depois Paulo ainda fala sobre os astros com suas diferenças também. Mas todas estas ilustrações são postas, justamente para ensinar que há diferença entre o corpo físico, que morre, e o corpo espiritual que há de ressuscitar no futuro.

É UMA MESMA CARNE. Assim como há diferença entre a estrutura das arvores, e isso por espécies vegetais, da mesma sorte, há também diferenças nos tipos de carnes que existe no reino animal. Até então, Paulo vinha falando a respeito dos “corpos”, mas agora, ele troca corpo por carne. Essa diferença que o escritor faz de um tipo de carne para outra, nos ensina sobre a diferença dos corpos espirituais ressurrectos.

MAS UMA É A CARNE. Desde o primeiro livro da bíblia, quando do ato da criação, que as Escrituras fazem esta divisão do reino animal em Homens, animais terrestres, peixes, e aves. Agora, em termos de cada espécie, as carnes são idênticas, não sabemos dizer em que Paulo se refere, se em termos de valor em essência, como no caso da carne humana, que não deve ter valor nutricional, porque o homem é especial.

DOS HOMENS. A carne dos seres humanos tem outros valores quando em comparação a carne dos animais que vivem sobre a terra, bem como dos peixes e por fim das aves. Como Paulo fala da carne como representante do corpo, então, a carne do homem é um veículo especial da alma e do espírito. Não se come a carne de gente, a não ser naquelas culturas mais rudimentares, sem explicação plausível ou social para isso.

E OUTRA A CARNE DOS ANIMAIS. Certamente, o escritor fala a respeito dos animais que se movem ou mesmo que se arrastam sobre a terra, como os bois, as ovelhas, os animais silvestres que são comestíveis e etc. Neste caso, pode ser que Paulo fale do valor nutricional da carne destes animais. Mas no fundo no fundo, o que o autor deseja mesmo é destacar a diferença da composição de um corpo para o outro. O que no futuro vai representar a diferença do corpo humano para o corpo ressurrecto.

E OUTRA A DOS PEIXES. A carne dos peixes assumem valores que são diferenciados de todas as carnes citadas neste texto, não porque seja mais importante do que as demais. Porem, pelo ambiente em que ele se adaptou a sobrevivência. Os homens, os animais e as aves o ambiente externo é parecido, mas os peixes vivem em um ambiente totalmente diferente, porque vivem inversos dentro da água, e não morrem.

E OUTRA A DAS AVES. Não temos como saber se há algum tipo de particularidade no pensamento do escritor, quanto à ordem dos tipos de carnes citadas pelo apóstolo dos gentios, o que sabemos é que há diferença entre um tipo de carne e outra, conforme a espécie. A lição que se tira destes argumentos expostos por Paulo é que ele aponta na direção da realidade da ressurreição dos mortos, e que já podemos ter uma noção da diferença de glória que haverá de um ser espiritual para outro na eternidade futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...