segunda-feira, 18 de junho de 2018

1 Coríntios 15:43-44

1 Coríntios 15:43-44 - Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
SEMEIA-SE EM IGNOMINIA. É provável que o escritor esteja falando justamente do lado moral e ético do ser humano, que vai juntamente com seu corpo a sepultura, o que alguns comentaristas acham que, o ser humano, mesmo sendo convertido ao evangelho das boas novas, mas ele tem tendências naturais a seguir sua alma manchada pelas consequências do pecado universal, que começou deste Adão e Eva.

RESSUCITARÁ EM GLÓRIA. Certamente que Paulo se refere aos escolhidos de Cristo e de como eles haverão de ressuscitarem no dia do arrebatamento para desfrutarem da salvação e vida eterna. Não se pode pensar que os homens que morrerem sem Cristo haverão de ressuscitar em glória, apesar de que eles haverão de ressuscitar com uma outra estrutura corporal, mas longe de serem iguais aos remidos de Cristo.

SEMEIA-SE EM FRAQUEZA. Já nesta parte, o autor fala da própria estrutura orgânica dos corpos dos filhos dos homens, sujeitas aos desgastes do tempo, das doenças e enfermidades, bem como dos acidentes em geral que destrói o organismo dos seres humanos. No que diz respeito à forma física dos servos de Cristo, não é deferente da dos homens naturais. Todos morrem igualmente e são sepultados dentre os mortos.

RESSUSCITARÁ COM VIGOR. Agora, a ressurreição dos salvos em Cristo será totalmente diferente dos que partirem desta vida sem Cristo e sem salvação. Primeiro, porque os remidos de Cristo ressuscitarão bem antes dos ímpios, e isso se dará na volta gloriosa de Cristo para arrebatar a sua igreja. Este “vigor” sobre o que escreveu o apóstolo dos gentios, diz respeito à glória que há de acompanhar o novo corpo do remidos do Senhor Jesus, Ele que vai ressuscitar os seus escolhidos com grande poder.

SEMEIA-SE CORPO NATURAL. O corpo natural é este mesmo que o ser humano tem de carne, ossos, pele e outras composições naturais do organismo humano. Enquanto vivo, o corpo humano, como veículo da alma e do espírito, detém a essência da vida e da sobrevivência. No entanto, a partir do ato da morte física, orgânica ou morte clínica, a unidade espiritual se separa do corpo, que se degrada rapidamente.

RESSUSCITARÁ CORPO ESPIRITUAL. Paulo vem mostrando o estado em debilitações do ser humano com Cristo, mas que termina tudo bem, porque há de ressuscitar com plenitude. Agora, o corpo espiritual, tanto dos salvos quanto dos perdidos ressuscitarão, com uma infinita desigualdade em favor dos escolhidos de Deus. Os que morrerem sem Cristo receberão corpos espirituais inferiores aos corpos dos salvos.

SE HÁ CORPO NATURAL, HÁ TAMBÉM CORPO ESPIRITUAL. Todos estes argumentos defendidos por Paulo, certamente deve ter derribado por terra as falsas heresias pregadas pelos inimigos do evangelho em Corinto. Assim como temos o nosso corpo para esta dimensão de vida, não há dúvida que teremos um novo corpo espiritual ressurrecto para desfrutarmos das valiosas promessas do evangelho. Toda esta defesa de Paulo foi para reascender a tocha da esperança dos irmãos sobre a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...