quarta-feira, 13 de junho de 2018

1 Coríntios 15:29

1 Coríntios 15:29 - Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?
DOUTRA MANEIRA. Este é mais um dos textos bíblicos que tem gerado inúmeras discussões, porque sua mensagem é um tanto obscura para a compreensão dos cristãos da atualidade. Uma outra coisa a ser salientada sobre este versículo é que Paulo não afirma apoio a este tema por ele abordados, mas veja-se que há dupla interrogação, o que só confirma que ele estava questionando tais práticas dúbias.

QUE FARÃO OS QUE SE BATIZAM. Os historiadores mais antigos nos fazem chegar à informação que na cidade de Corinto havia algumas seitas heréticas que praticavam rituais de batismos pagãos em nome dos mortos. O batismo como ato religioso não era praticado somente pelos líderes do cristianismo, mas desde tempos mais remotos que as falsas religiões e as seitas pagãs sempre seguiram tais rituais idolatrando os mortos.

PELOS MORTOS. Na atualidade, temos os mórmons que são praticantes deste costume, como algo que é comum e defendido por eles. Por isso que eles guardam os seus registros genealógicos dos seus antepassados, como um mandamento que é sagrado. No município de Salt Lake Cite, no estado de Utah, nos Estados Unidos da América do Norte, em uma montanha escavada, existe o maior arquivo genealógico da atualidade, onde os mórmons guardam suas árvores genealógicas mais completas.

SE ABSOLUTAMENTE OS MORTOS. É perceptível que Paulo faz uma pergunta, e com isso subtende que ele faz ao mesmo tempo um questionamento e não uma afirmativa que tal prática fosse correta ou que fosse praticada na igreja cristã de Corinto. O problema é que os falsos mestres infiltrados naquela comunidade cristã, certamente vindos das seitas heréticas, estavam querendo ensinar tal heresia naquela igreja.

NÃO RESSUSCITAM? Ao que tudo indica, tais falsos mestres, infiltrados na comunidade cristã de Corinto, ensinavam que se devia batizar os novos convertidos em nome dos mortos, mas que eles mesmos não acreditavam na ressurreição dos mortos. No fundo, no fundo, o que o apóstolo dos gentios pretende fazer é defender o seu argumento que, a ressurreição dos mortos é uma realidade conforme o evangelho.

POR QUE SE BATIZAM ELES. Nesta frase, está muito claro que não eram os irmãos de Corinto que se batizavam pelos mortos, mas sim, os prosélitos das seitas pagas, que estavam tentando confundir a fé dos seguidores de Cristo naquela cidade. Desde os seus começos, que o verdadeiro cristianismo sempre foi de todas as formas bombardeado com ventos contrários de falsas doutrinas e heresias pagãs diversas.

ENTÃO PELOS MORTOS? Temos então a segunda pergunta de Paulo dentro deste mesmo versículo, não como confirmação de algo que fosse correto, mas sim, como questionamento aos falsos mestres com suas doutrinas heréticas, que tentavam transtornar o evangelho de Cristo. As seitas heréticas em Corinto batizavam seus adeptos em nome dos mortos pagãos, tentando melhorar suas situações depois da morte, como fazem algumas falsas religiões nos dias de hoje, o que é uma heresia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...