segunda-feira, 18 de junho de 2018

1 Coríntios 15:42

1 Coríntios 15:42 - Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
ASSIM TAMBÉM. Tendo pois, explicados nos últimos dois versículos a diferença que há entre o corpo terreno e o corpo celeste, ou seja, o corpo que compõe sua estrutura para esta dimensão da existência na terra, e o novo corpo ressurrecto, que há de seguir a eternidade nos céus. Agora, Paulo fala sobre o fim do corpo terreno, mas aponta em direção a um novo começo, quando cada um receberá uma nova estrutura corporal para se adaptar a sua nova morada nas mansões celestiais com Cristo.

A RESSURREIÇÃO. Este fato real é o tema principal que o escritor vem desenvolvendo em todo este capítulo quinze de sua carta, com destaque, na ressurreição dos mortos, tanto dos salvos, bem como dos não remidos por Cristo. A Base de tudo isso, e o exemplo maior foi a ressurreição de Cristo de entre os mortos. Com isso, a igreja tem a grande esperança de que os escolhidos de Cristo também ressuscitarão.

DENTRE OS MORTOS. Como Cristo é as primícias dos que dormem, podemos olhar para o seu caso, e aprendemos que ele próprio passou três dias no seio da terra, dentre os mortos, mas ressuscitou para glória de Deus. Não será diferente com os que ele comprou com seu sacrifício expiatório, que também ressuscitarão dentre os mortos. Além disto, todos que viveram sobre a terra, também haverão de ressuscitar.

SEMEIA-SE. Mas uma vez Paulo se utiliza de uma expressão metafórica para explicar verdades espirituais interessantes. Neste caso, o autor fala do ato comum e natural de se enterrar os mortos sobre a terra, cumprindo assim o que está registrado na palavra de Deus que diz: E o pó, volte ao pó. Neste tempo em que Paulo escreveu esta sua carta já estava consolidada a cultura de enterrar os mortos na terra. A carne humana em seu estado de putrefação exala um mau cheiro insuportável, tem que enterrar.

O CORPO. Agora, o apóstolo dos gentios não está falando do corpo dos vegetais, nem do corpo dos animais, nem muito menos dos corpos celestiais, como o sol, a lua e as estrelas, mas ele se refere ao corpo do ser humano, que foi feito do pó da terra, e que na morte física deve voltar para sua origem de onde veio, que é a terra. Somente o corpo de Cristo é que não permaneceu na terra, porque ele ressuscitou incorruptível.

EM CORRUPÇÃO. Semeia-se o corpo em corrupção. Enquanto vivo, o ser humano pela sua alma e espírito preserva sua carne e o seu corpo da decomposição. Mas quando a alma e o espírito se separam do corpo físico, o que a ciência chama de morte clínica, então, imediatamente o corpo orgânico entre em estado de desintegração total e absoluta. Este é o estado de degeneração do corpo humano, da qual fala Paulo.

RESSUSCITARÁ EM INCORRUPÇÃO. A ressurreição de entre os mortos pelo poder de Cristo, seja os escolhidos, seja dos que serão condenados, é um ato de vivificação, em que os que dormem, bem como os mortos voltarão da terra, com corpos transformados em uma nova estrutura, que serão adaptados a sua nova dimensão da existência. Paulo fala da nova composição corporal que os ressurrectos receberão para viverem eternamente ou com Cristo nos céus, ou no inferno, quem for condenado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...