quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Judas 1:14

Judas 1:14 - E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus anjos.
E DESTES. O autor se refere aos falsos mestres gnósticos, que se infiltravam no seio da igreja primitiva para transtornar a mensagem do evangelho de Cristo com suas heresias enganosas, tentando tirar os cristãos do caminho do reino de Deus. Ele também se refere aos pregadores e defensores do judaísmo de sua época, que além de não terem aceito a Jesus de Nazaré como sendo o Messias de Deus, procuravam distorcer a fé dos cristãos com suas fábulas inventadas, com o objetivo de confundir os pensamentos dos que seguiam a Jesus e o recebiam como salvador. Em fim, o escritor se reporta também sobre os homens ímpios que rebelam contra os plenos do Criador e os seus projetos para a humanidade e o seus programas de governo universal.

PROFETIZOU TAMBÉM. O ministério profético vinha sendo posto em evidência desde o princípio da raça humana, demonstrando de que Deus conhece todas as coisas antes mesmo delas virem a acontecer. Quando se diz: “Também”, é porque o Senhor usou muitos dos seus profetas para anunciarem os eventos escatológicos dos tempos da igreja primitiva, como e principalmente as coisas dos últimos dias da humanidade. E que o Senhor sempre teve os seus atalaias no planeta terra para proclamarem suas realizações e forma de governar. A citação feita pelo autor nos fala da antiguidade do ministério profético e de que ele nunca há de cessar no meio do povo de Deus.

ENOQUE. Existem na literatura judaica dois volumes de livros que se atribui a Enoque do qual fala o livro do Gênesis. É provável que estes livros tenham sido escritos no Egito na metade do primeiro século de nossa era cristã e trata das viagens visionárias do Enoque chamado profeta, em que ele ver acontecimentos escatológicos de várias etapas da história do cristianismo na terra. Nesta época era comum alguém usar do artifício literário para escrever em nome de outrem suas obras pseudoepígrafas. Existem milhares destas obras não canônicas antigas.

O SÉTIMO DEPOIS DE ADÃO. Em se tratando do personagem histórico do antigo testamento ele foi o sétimo depois de Adão e que a duração de sua vida foi de trezentos e sessenta e cinco anos, até que foi arrebatado pelo Senhor, que passou a ser usado como tipologia para representar os remidos do Senhor que haverão de participarem do arrebatamento da igreja. Uma de suas marcas de vida era de que andava com Deus em uma demonstração de comunhão plena com o seu Criador. Enoque deixou um exemplo para todo ser humano de que viver com Deus é melhor.

DIZENDO: EIS QUE É VINDO O SENHOR COM MILHARES DOS SEUS ANJOS. Há quem diga que esta visão do profeta Enoque seja sobre a vinda de Cristo para julgar os ímpios e o mundo e para implantar o seu governo milenial na terra. E não da primeira etapa de sua segunda vinda para arrebatar a igreja. Se olharmos para o texto que se segue na perspectiva de julgamento é forte esta tese, sem, no entanto negar que também haverá a participação dos anjos de Deus no dia do arrebatamento da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...