quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Judas 1:16

Judas 1:16 - Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.
ESTES SÃO MURMURADORES. O autor se refere aos falsos mestres gnósticos, que se infiltravam no seio da igreja primitiva para transtornar a mensagem do evangelho de Cristo com suas heresias enganosas, tentando tirar os cristãos do caminho do reino de Deus. Ele também se refere aos pregadores e defensores do judaísmo de sua época, que além de não terem aceito a Jesus de Nazaré como sendo o Messias de Deus, procuravam distorcer a fé dos cristãos com suas fábulas inventadas, com o objetivo de confundir os pensamentos dos que seguiam a Jesus e o recebiam como salvador. Estes hereges se espalhavam na mesma proporção dos missionários cristãos, murmurando contra os que pregavam o evangelho genuíno e contra o Cristo de Deus e sua religião, o cristianismo, que estava prejudicando o judaísmo e as demais religiões do mundo.

QUEIXOSOS DA SUA SORTE. A religião da vez era o cristianismo, portanto, tanto o judaísmo quanto as demais religiões mais antigas estavam em decadência. Com isso culpavam ao cristianismo pelo fracasso de suas religiões pagãs. Tanto os judaizantes quanto os falsos mestres gnósticos tentavam propagar o ódio contra os seguidores da nova religião, o cristianismo, se queixando de que Jesus tinha fundado essa nova religião no mundo para prejudicar as demais que já existiam há muito tempo. Só que, as religiões pagas sempre foram criadas para atenderem aos interesses dos seus fundadores, enquanto que, o cristianismo foi fundado por Cristo de acordo com a promessa de Deus, sem fins lucrativos e com o objetivo do bem universal de todos.

ANDANDO SEGUNDO AS SUAS CONCUPISCÊNCIAS. Os defensores do judaísmo e das religiões pagas andavam por todas as partes, não de conformidade com o plano e propósito de Deus, mas sim pelas suas próprias concupiscências. Assim como os líderes do cristianismo enviavam os missionários para pregarem o evangelho aonde Cristo ainda não era conhecido e para fundarem novas comunidades cristãs, atrás vinham os defensores do judaísmo e das religiões pagãs tentando desfazerem o que os pregadores itinerantes do evangelho verdadeiro ensinavam. Enquanto os missionários cristãos estavam a serviço do reino de Deus, os falsos mestres das demais religiões estavam a serviço das instituições religiosas a quem eles serviam.

E CUJA BOA DIZ COISAS MUITO ARROGANTES. Tudo de mais verdadeiro que os missionários cristãos ensinavam sobre o Messias, provando pelas literaturas religiosas dos judeus e pela própria vida e ministério de Cristo, de que Jesus de Nazaré era o Emanuel de Deus. Por outro lado, os defensores do judaísmo e os falsos mestres gnósticos procuravam distorcer tudo isto, tentando provarem o contrário. Para tanto, usavam das mais sórdidas acusações, contra o Cristo de Deus e o seu evangelho.

ADMIRANDO AS PESSOAS POR CAUSA DO INTERESSE. Estes manipuladores das falsas religiões se infiltravam nas casas e lares das pessoas usando do expediente da bajulação, mas no fundo no fundo queriam mesmo era tirarem proveito da simplicidade das pessoas para ganharem dinheiro pregando suas filosofias sofistas. Os falsos pregadores sempre têm seus interesses financeiros em primeiro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...