quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Judas 1:22-23

Judas 1:22-23 - E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento. E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.
APIEDAI-VOS DE ALGUNS. O autor chama a atenção de todos os discípulos de Cristo para a sua responsabilidade com a evangelização dos não convertidos ao cristianismo. Certamente pensando em toda e qualquer atividades dos servos de Deus para testemunhar do evangelho com dignidade de vida, seja por meio da pregação das boas novas ou com práticas de boas obras que engrandecem o reino de Deus. Cada um dos que se dizem seguidores de Cristo de conformidade com o seu evangelho deve exercer misericórdia sobre os que vivem alienados da palavra de Deus, sabendo de que o Senhor Jesus nos deixou a responsabilidade de pregar o evangelho a toda criatura. E somente alicerçados no amor fraternal é que se pode fazer isso.

USANDO DE DISCERNIMENTO. Nem todos estão perdidos e nem todos serão salvos. Quando o escritor fala de que se deve se apiedar-se de alguns é porque com discernimento espiritual podemos perceber quem tem a possibilidade de vir a receber a Cristo como Senhor e Salvador. Por outro lado, existe infelizmente uma grande parte dos pecadores revoltados que não adianta lhes pregar o evangelho, porque são incrédulos confessos que não aceitam as verdades sobre Deus e o seu reino. Mas, mediante a sabedoria do Espírito de Deus podemos descobrir aquelas pessoas que tem uma chamada de Deus em suas vidas e que ainda não se renderam ao evangelho da graça de Deus porque lhes falta o conhecimento de Cristo Jesus.

E SALVAI ALGUNS COM TEMOR. Esta mensagem não quer dizer que podemos salvar a quem quer que seja diretamente, até porque só existe um Salvador que é Cristo Jesus, o autor da vida eterna. Este salvar a que se refere o autor diz respeito a livrar de alguma coisa perigosa e quem traz prejuízos. A mesma consciência que temos de que se não vivermos dignamente para Deus e o reino de Cristo teremos grande prejuízos na eternidade, com este mesmo sentimento, devemos ajudar as pessoas que ainda não se entregaram a Cristo, no sentido de lhes fazerem compreender que viver para Cristo e com Cristo, o destino eterno é diferente dos que nesta vida ignoram a missão redentora do Messias de Deus. Quando evangelizamos as pessoas, não é querendo que elas mudem de religião, mas sim, modem de destino para sua vida.

ARREBATANDO-OS DO FOGO. Esta expressão do autor sagrado fala sobre a condenação dos que não recebem a Cristo como Senhor e Salvador. Quem conhece as verdades da palavra de Deus sabe de que os que partirem desta vida sem Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, vai para o lago de fogo e enxofre, o que o livro do Apocalipse chama de segunda morte. Este lago de fogo, que o antigo testamento chama de hades e o grego do novo testamento classifica de inferno é um lugar terrível de sofrimento eterno, reservado para o diabo, seus demônios e todos aqueles que se mantém rebelados contra Deus e contra o seu Cristo. Quando ajudamos a alguém a se converter, estamos livrando tal pessoa da condenação eterna.

ODIANDO ATÉ A TÚNICA MANCHADA DA CARNE. Está é uma colocação feito pelo escritor se reportando ao pecado e não ao pecador. O nosso combate não é contra o pecador, a quem devemos ajudar a ser salvo, mas sim contra os pecados da carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...