quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Judas 1:17

Judas 1:17 - Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.
MAS VÓS. O autor até então vinha fazendo suas advertências sobre os judaizantes e os falsos mestres gnósticos e todos aqueles que se infiltravam no meio da comunidade cristã com o intuito de semeares suas heresias, tentando transtornar o evangelho de cristo. Agora, o escritor se dirige aos seus leitores lhes aconselhando de que não aceitassem estes tais ensinos transmitidos por aqueles que pregavam contra o evangelho genuíno do Senhor Jesus. Mas vós, não deveis crer no que eles pregam porque estão ao serviço do judaísmo e das religiões pagas.

AMADOS. O autor tem neste ponto uma direção certa para a sua carta, que são todos aqueles que viviam para o reino de Deus, buscando as coisas que são de cima. “Amado”, esta era e sempre foi uma forma amorosa dos cristãos tratarem uns aos outros. Alias, o amor fraternal é que deve prevalecer entre todos aqueles que servem ao grande mestre do amor, Jesus Cristo. Nisto consiste a lei de Cristo, cinquenta por cento para Deus e cinquenta por cento para o próximo. Amarás o Senhor teu Deus de toda a tua alma e o teu próximo como a ti mesmo, este é o mandamento de Jesus.

LEMBRAI-VOS DAS PALAVRAS. A amnésia não podia ter lugar na mente dos leitores deste escritor, porque ele fazia questão de trazer a memória os ensinos que a igreja primitiva vinha recebendo daqueles que eram os representantes de Cristo na terra. Na realidade, neste tempo não havia ainda um cânon pronto do novo testamento, no entanto, os apóstolos e missionários cristãos, além dos pregadores itinerantes do evangelho, estavam a todo o momento fazendo a exposição dos parâmetros da nova aliança de Deus com a igreja de Cristo. Principalmente os apóstolos do Senhor Jesus.

QUE VOS FORAM PREDITAS. Nem João Batista, como precursor do Messias, nem o próprio Senhor Jesus deixaram alguma obra literária de cunho religioso por escrito. Com isso, os apóstolos, logo de início se precaveram disto, e mais tarde na história do cristianismo é que alguns escreveram suas obras sagradas. Mas, mediante a tradição oral, os apóstolos já vinham alertando a igreja sobre o surgimento de falsos mestres tanto vindos do judaísmo quanto das demais religiões pagãs. Até porque o crescimento da igreja primitiva despertava inveja nas demais religiões mais antigas.

PELOS APÓSTOLOS. Os apóstolos de Cristo tiveram o privilégio de conviverem com o grande Mestre do cristianismo Jesus de Nazaré, o Messias de Deus e Emanuel, que é Deus entre os homens. Com isso, aprenderam do Senhor Jesus e tinham a responsabilidade de serem os condutores do evangelho poderoso de Jesus de Nazaré.

DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. O Senhorio de Cristo pode ser visto em toda a extensão do novo testamento. O nome Jesus quer dizer Salvador e nos fala a respeito do Filho de Deus. Já a palavra Cristo, nos fala a respeito da missão de Jesus de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...