quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Judas 1:12

Judas 1:12 - Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas.
ESTES SÃO MANCHAS EM VOSSAS FESTAS DE AMOR. A maioria dos comentaristas e escritores mais antigos concordam de que estas festas de amor a que se refere o autor diz respeito a ceia do Senhor que era celebrada como ato de plena comunhão entre os que faziam parte da igreja primitiva. Nestas festas, além da participação dos cristãos verdadeiros havia também a infiltração dos judaizantes e falsos mestres gnósticos, que ali estavam para manchar o ambiente que deveria ser totalmente santo. A simplicidade em pureza da maioria dos que seguiam o reino de Deus os faziam pensar de que no meio deles não havia falsários e enganadores. Ainda hoje é assim, achamos de que no nosso meio não tem penetras com segundas intenções.

BANQUETEANDO-SE CONVOSCO. Os defensores do judaísmo que procuravam deter o crescimento do cristianismo com suas fábulas engenhosas participavam da santa ceia normalmente como se fossem convertidos ao cristianismo, mas no fundo no fundo, a intenção era ter acesso à comunidade cristã para plantares suas raízes de discórdias e heresias no meio da cristandade. Da mesma forma, os falsos mestres gnósticos se banqueteavam juntamente com os seguidores de Cristo, sem nenhum pudor, porem tinham como objetivo ganhar a confiança dos mais simples para lhes desviarem dos caminhos das boas novas do evangelho de Cristo Jesus, o Salvador.

E APASCENTANDO-SE A SI MESMOS SEM TEMOR. Esta é uma expressão bíblia para representar aqueles que participam das coisas ou atividades da igreja com segunda intenções e interesses pessoais, e não coletivos. Essa falta de temor a que se reporta o autor é suprida pela hipocrisia no mais algo grau de manifestação, uma vez que a falsidade é quem domina tais indivíduos que se infiltram no meio do povo de Deus para tirarem proveito da simplicidade da maioria. Quem se apascenta a si mesmo só está preocupado com o seu bem-estar pessoal, mesmo que para tanto venha a prejudicar ao seu próximo. Estes são os que só se interessam pelo leite das ovelhas.

SÃO NUVENS SEM ÁGUA, LEVADAS PELOS VENTOS DE UMA A OUTRA PARTE. A nuvem se água é enganosa, porque nos lugares mais áridos, se espera que dela venha a chuva e nada. Estas nuvens sem água ficam perambulando pela atmosfera para chamar a atenção de quem precisa do inverno, mas que nunca chega.

SÃO COMO ÁRVORES MURCHAS, INFRUTÍFERAS, DUAS VEZES MORTAS, DESARRAIGADAS. A árvore murcha nem está morta nem viva totalmente, não dá frutos nem serve para queimar e aquecer o ambiente. O autor ver também de outra forma os enganadores no meio do povo de Deus, porque são madeiras podres e infectadas de bactérias que não servem nem como estrume, desarraigadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...