quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Judas 1:13

Judas 1:13 - Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.
ONDAS IMPETUOSAS DO MAR. O autor compara os defensores judaizantes com suas inumeráveis fábulas enganosas e os falsos mestres gnósticos, as ondas impetuosas do mar, certamente com o seu poder de destruição e que representa um perigo avassalador. Estes pregadores falsos que se infiltravam no meio da igreja primitiva tinham seus intentos malignos de tentarem com suas heresias tirarem os convertidos ao cristianismo para retornarem ou ao judaísmo ou para as religiões pagãs. O alerta do escritor era de que estes hereges eram tão destruidores quanto às impetuosas ondas do mar, que por onde passam destrói tudo que encontra pela frente.

QUE ESCUMAM. Tudo que há de podre nas águas dos mares e dos oceanos eles tentam colocar para fora por meio de suas ondas espumantes. Os judaizantes dos primeiros séculos de nossa era cristã alimentavam um ódio terrível de Cristo e dos seus seguidores, porque entendiam de que o cristianismo surgiu contra o judaísmo. Da mesma forma, os gnósticos que eram líderes das demais religiões que já existiam antes do cristianismo, fomentaram uma raiva indomável contra a igreja de Cristo, uma vez que os seguidores das religiões pagãs deixavam suas religiões tradicionais para se converterem ao cristianismo, como sendo a nova aliança de Deus com os homens.

AS SUAS PRÓPRIAS ABOMINAÇÕES. Estas abominações que os mares e oceanos procuram colocar para fora de suas águas por meio de suas ondas espumantes, são os cadáveres dos peixes e de animais marinhos que morrem e apodrecem rapidamente. No caso dos falsos mestres judaizantes e gnósticos essas abominações representam suas heresias abomináveis que eles procuravam transmitir para os cristãos mais simples, com o objetivo de transtornarem a mensagem do evangelho de Cristo. Eram seus falsos ensinos e pregações distorcidas com segundas intenções.

ESTRELAS ERRANTES. Ao pesquisarmos um pouco sobre este assunto dentro da astronomia, logo se descobre de que existem estas chamadas estrelas sem destino nem lugares certos, conhecidas de estrelas errantes, que se movem continuamente de um lugar para outro sem, contudo terem a sua própria orbita. Assim eram os hereges judaizantes e os falsos mestres gnósticos, andavam errantes sem saberem a que lugar chegar nem encontravam repouso para suas mensagens heréticas, a prova disto é que o cristianismo sobreviveu aos mais astutos ataques maléficos.

PARA AS QUAIS ESTÁ ETERNAMENTE RESERVADA. No entanto, estes hereges procuravam por meio de suas práticas contra o cristianismo estabelecerem os seus próprios destinos. Até porque estes falsos pregadores judaizantes e gnósticos estavam a serviço dos líderes do judaísmo e das religiões pagãs conscientemente, com metas bem claras de tentarem deter o avanço do cristianismo.

A NEGRURA DAS TREVAS. O resultado destes trabalhos e atividades daqueles que tratavam de prejudicar o crescimento da igreja de Cristo era justamente caírem sob o juízo da perdição eterna. No universo existem os chamados buracos negros, por quem são sugadas as estrelas errantes, o fim dos hereges será nas trevas eternas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...