quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Judas 1:24

Judas 1:24 - Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória.
ORA, AQUELE. Este pronome tanto pode ser atribuído a Deus Pai, quanto ao Senhor Jesus Cristo. Na maior parte do seu escrito o autor direcionou suas recomendações aos seus leitores quanto aos perigosos hereges que rondavam a comunidade cristã com o objetivo de tentarem impedir o crescimento do cristianismo na terra e a marcha da igreja do Senhor Jesus. Em seus conselhos aos seus leitores o escritor demonstrou preocupação, no sentido de que eles tivessem muito cuidado com os que estavam a serviço do judaísmo e dos mestres gnósticos para que os seus leitores não se deixassem ser enganados. Agora, o autor em sua doxologia assegura de que eles podiam contar com o apoio do Senhor, que lhes dava suporte para resistirem ao mal.

QUE É PODEROSO. Jesus falou aos seus discípulos em Mateus 28:18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Mas, como foi que Jesus alcançou tal poder da parte do Pai? Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. E este poder de Cristo Jesus está à disposição dos remidos, de todos aqueles que ele comprou com o seu sacrifício na cruz do calvário. Além é claro de que ele tem compartilhado deste poder com os seus seguidores, que o amam.

PARA VOS GUARDAR DE TROPEÇAR. Neste ponto o autor demonstra o lema de sua preocupação em escrever aos seus leitores, que era justamente o tropeço de alguns em cederem às falsas filosofias gnósticas e as fábulas judaicas. Que houvesse da parte dos seus leitores dentro do possível uma firme resistência aos falsos ensinos dos hereges, porque eles não estavam sozinhos nesta batalha contra o mal. O poder de Cristo estava em ação para lhes guardar de tropeçarem nas armadilhas daqueles que procuravam distorcer o evangelho de Cristo e transtornar as boas novas do reino de Deus. Neste caso, a proteção de Cristo é indispensável para evitar a queda.

E APRESENTAR-VOS IRREPREENSÍVEL. A igreja de Cristo nos primeiros séculos da era cristã vivia como se a vinda de Cristo fosse eminente e se desse a qualquer momento, e este tem sido na realidade o combustível de vanguarda da igreja em todos os tempos. Os remidos do Senhor Jesus vivem como que a qualquer momento se dará o arrebatamento dos escolhidos de Cristo. Os apóstolos e os líderes da igreja primitiva estavam a todo o momento preparando a igreja para a volta do Filho de Deus. O evangelho retrata os ministros do evangelho como aqueles que têm a responsabilidade de alertarem sempre a noiva sobre o encontro com o noivo, Cristo.

COM ALEGRIA PERANTE A SUA GLÓRIA. O autor faz com que os seus leitores visualizem o dia glorioso do arrebatamento da igreja e sua entrada triunfal com Cristo nas mansões celestiais. Em que o Cristo de Deus vai apresentar perante o Pai a sua igreja imaculada, pura e santa perante a majestade celestial. Já se tornou um jargão entre os pregadores afirmarem de que a igreja remida pelo Cordeiro de Deus é a sua maior glória. A igreja representa a magnífica glória de Cristo contra o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...