quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Mateus 1:21

Mateus 1:21 - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
E DARÁ A LUZ UM FILHO. Já havia uma profecia falando a respeito desta promessa de Deus. No profeta Isaías 7:14. “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.” A grande esperança do povo de Israel era a chegado do Messias, que representava a presença de Deus com o seu povo. A chegada do menino Jesus era o cumprimento da promessa de Deus. Nesta mesma época era grande a expectativa do povo Judeu sobre a chegada deste menino, que seria o Cristo de Deus, Messias e Emanuel.

E CHAMARÁS O SEU NOME JESUS. Geralmente o nome de uma criança é escolhido pelos seus pais. E para a cultura judaica o nome de uma pessoa tinha um significado profético, e expressava o desejo dos seus pais sobre a vida do recém-nascido. E a própria pessoa que recebia o nome com uma perspectiva de futuro ficava como que na obrigação de honrar o seu próprio nome. Se a pessoa não cumprisse o propósito profético do significado do seu nome, passaria a ser chamado por outro conforme a sua vida se encaminhava. O nome Jesus significa “aquele que salva” ou “Salvador”.

O NOME DE JESUS. É uma transliteração do nome Josué, que quer dizer libertador conquistador, aquele que lidera. E conforme o nosso idioma significa “aquele que salva” ou “salvador”. Nunca um nome cumpriu o seu propósito etimológico o quanto o de JESUS assim o fez. E não somente isso, mais ele é o único salvador da humanidade. A bíblia diz: E em nenhum outro nome ha salvação, senão no nome de Jesus (Atos 4:12). E ele salvará o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21).

CRISTO JESUS HONROU O SEU NOME. Por isso que está escrito: Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus, se dobre todo joelho, dos que estão nos céus e na terra e debaixo da terra. E toda língua confessará que Jesus Cristo é Senhor para gloria de Deus Pai. Jesus é quem salva, quem liberta e já nos ganhou e conquistou todas as vitórias (1 Coríntios 15:57). A missão que ele cumpriu foi suficiente como redentor da humanidade para confirmar que ele realmente é o que salva (João 3:17). Por isto que foi constituído por Deus como aquele que nos justifica perante a justiça divina (Romanos 3:24-26). Nele é que temos paz com Deus (Romanos 5:6-11).

PORQUE ELE SALVARÁ O SEU POVO DOS SEUS PECADOS. Agora, pois, nenhuma condenação ha para os que estão em Cristo Jesus Romanos 8:1. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pelo seu sangue, pela redenção que há em Cristo Jesus (Romanos 3:24). A missão de Cristo Jesus na terra foi para nos comprar e nos resgatar da maldição do pecado e de suas consequências. Porque pela graça sois salvos por meio da fé, e isto não vem de vós é dom de Deus (Efésios 2:8). Ele morreu para nos redimir (Isaías 53:4-5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...