quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Judas 1:9

Judas 1:9 - Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.
MAS O ARCANJO MIGUEL. Miguel é um anjo poderoso de guerra que está na presença do trono de Deus para defender o reino do Senhor. O seu nome significa; aquele que vive ante a face do Senhor. Conforme as tradições e crenças dos judeus ele sempre foi o anjo enviado por Deus para proteger a Israel dos seus inimigos. As referências a este anjo se encontram em (Daniel 10:13,21; Judas 1:9 e apocalipse 12:7). Já a palavra arcanjo significa; alta autoridade celestial, que comanda grandes legiões em uma extensa área. Esta palavra só se encontra neste texto e em (1 Tessalonicenses 4:6), mas provavelmente também quer dizer principado em (Colossenses 1:16). Na literatura religiosa dos Judeus esses anjos poderosos são encarregados por numerosas somas de seres celestiais, como se fossem comandantes.

QUANDO CONTENDIA COM O DIABO. O diabo também é chamado de satanás e ainda de lúcifer. Antes de sua rebelião juntamente com os demônios ele era conhecido como anjo de luz, e que estava na presença do trono de Deus e o servia como um arcanjo poderoso. No entanto, se rebelou contra o seu Criador e foi precipitado de sua habitação para viver em trevas e em prisões eternas. Com isso passou a ser chamado de adversário de Deus e do seu reino. Não deixou de ser anjo, porem, das trevas e do mal. Esta contenda entre o arcanjo Miguel e o diabo citada pelo autor não se encontra nas sagradas escrituras canônica, porque faz parte das tradições religiosas dos Judeus e das literaturas apócrifas de Israel, que serviu de inspiração para o escritor sagrado.

E DISPUTAVA A RESPEITO DO CORPO DE MOISÉS. Esta passagem a que refere o autor diz respeito ao livro chamado assunção de Moisés, conforme as tradições dos pais da igreja e alguns escritores mais antigos. A questão não tem uma explicação explícita sobre este debate entre o arcanjo Miguel com o diabo sobre o corpo de Moisés, mas o que se sabe e que o corpo de Moisés não foi encontrado, porque foi sepultado nas montanhas. Deus havia dito que ele serviria ao Senhor naquele monte, e se seu corpo tivesse sido encontrado, poderia ser que os filhos de Israel levassem os seus restos mortais para a terra de Canaã, quando na verdade, Deus havia dito que ele não atravessaria o Rio Jordão para entrar na terra de Canaã, terra que manava lei e mel.

NÃO OUSOU PRONUNCIAR JUÍZO DE MALDIÇÃO CONTRA ELE. Esta passagem nos dá a oportunidade para escrever sobre o cuidado que se deve ter com o que vai se falar sobre o diabo e os seus demônios. Se um arcanjo poderoso do reino de Deus, não quis pronunciar maldições nem ameaças e nem muito menos acusações contra o diabo, é porque existe alguma proibição da parte de Deus quanto a isso. É melhor ignorá-lo e fazer de conta que ele não existe, do que ser marqueteiro do seu nome. Tem muita gente que fala mais no nome do diabo e dos demônios do que no nome de Jesus.

MAS DISSE: O SENHOR TE REPREENDA. Nós não temos que viver confrontando contra o inimigo de nossas almas, pelo menos é o que este texto tem a ensinar, porque essa é uma questão que tem que ser resolvida com Deus. Tem muita gente chamando o diabo para a briga e não sabe o quanto ele é perigo, se não fosse à misericórdia de Deus ele nos devoraria no primeiro embate. A guerra espiritual é de Deus com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...