sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Apocalipse 1:4

Apocalipse 1:4 - João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono.
JOÃO. Este é o João que também foi o escritor do evangelho segundo João e das três epístolas universais. No Apocalipse ele é tratado como servo de Jesus Cristo, já na sua terceira idade e próximo do final de sua vida na terra deu todas as provas de que realmente sérvia ao Senhor Jesus durante toda a sua vida. Fazia parte do grupo apostólico e era classificado como aquele que ere bem chegado ao Senhor Jesus, assim como Pedro também era. Ele próprio se classificou de presbítero que é a mesma coisa que bispo ou ancião. Na realidade ele era a principal liderança da igreja de Cristo na Ásia Menor, e líder da igreja na cidade de Éfeso, com isso ele era reconhecido como supervisor da comunidade cristã na Ásia Menor.

AS SETE IGREJAS QUE ESTÃO NA ÁSIA. Estas sete igrejas sobre as quais o autor do livro do Apocalipse se refere diz respeito a: Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. Quando se fala somente sobre estas sete igrejas, não quer dizer que na Ásia Menor só houvesse sete comunidades cristas estabelecidas nesta época. No entanto, se refere as sete igrejas matrizes daquela região em que os seus líderes também eram responsáveis por uma área maior, além da comunidade local. O número sete tem vários significados dentro das sagradas escrituras e principalmente neste livro que é um livro que usa muita simbologia.

GRAÇA E PAZ SEJA CONVOSCO. Esta era e sempre foi à saudação usada nos tempos da igreja primitiva no mundo gentílico. Já na igreja mãe em Jerusalém, composta de Judeus convertidos ao cristianismo entre eles, manteve a tradição judaica de saudar uns aos outros apenas com a palavra paz. Em algumas comunidades só de gentios, às vezes eles usavam entre si apenas a palavra graça. Hoje, cada denominação tem sua própria maneira de saudação entre os seus membros e isso é de menos importância. O importante mesmo é que esta graça e esta paz representam a forma graciosa com que o Cristo de Deus estabeleceu a paz entre Deus e os homens pela reconciliação.

DA PARTE DAQUELE QUE É. O escritor aos Hebreus declara o seguinte: Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. A ressurreição do Senhor Jesus é um dos pilares de sustentação do cristianismo, porque se ele não tivesse ressuscitado seria apenas mais um dentre tantos profetas que cumpriram o seu ministério, mas desapareceram e foram esquecidos da história da humanidade. Quando se diz que Jesus Cristo é, isso significa dizer que ele não foi extinto pela morte física, como um simples mortal, mas ele reviveu, ressuscitou e esta vivo e ativo hoje e sempre.

QUE ERA E QUE HÁ DE VIR E DA DOS SETE ESPÍRITOS QUE ESTÃO DIANTE DO SEU TRONO. O autor fala sobre a eternidade passada do verbo de Deus, com isso ele nos ensina de que Jesus de Nazaré sempre existiu, mesmo antes do seu nascimento e manifestação na terra. O escritor também nos fala a respeito da vinda do Filho de Deus para arrebatar a sua igreja que ele comprou com o seu sacrifício. Na tradição judaica fala sobre sete arcanjos poderosos que estão na presença do trono de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...