quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Judas 1:10

Judas 1:10 - Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem.
ESTES, POREM. O autor se refere aos falsos mestres gnósticos, que se infiltravam no seio da igreja primitiva para transtornar a mensagem do evangelho de Cristo com suas heresias enganosas, tentando tirar os cristãos do caminho do reino de Deus. Ele também se refere aos pregadores e defensores do judaísmo de sua época, que além de não terrem aceito a Jesus de Nazaré como sendo o Messias de Deus, procuravam distorcer a fé dos cristãos com suas fábulas inventadas, com o objetivo de confundir os pensamentos dos que seguiam a Jesus e o recebiam como salvador. Em fim, o escritor se reporta também sobre aqueles que ficam falando o que não se deve contra o diabo e seus demônios, que são inimigos perigosos e destruidores, conforme texto anterior.

DIZEM MAL. No texto anterior temos o seguinte: Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. Quando se tem um adversário perigoso, quanto menos falar sobre ele, melhor será. Isso é válido também no campo espiritual, uma vez que, se não temos nenhuma comunhão com o diabo, porque ficar o insultando, ou falando o que não se deve sobre ele? Conforme as sagradas escrituras, nem mesmo o arcanjo Miguel tentou insultá-lo, nem também o próprio Cristo o amaldiçoou no momento de sua tentação, apenas o repreendeu. Como este inimigo é terrível e invisível, deixa que Deus nos defenda dele.

DO QUE NÃO SABEM. Quem vive praguejando, insultando, confrontando ou amaldiçoando os agentes do império das trevas e do mal, é porque não sabe o quanto o diabo e os seus demônios são perigosos e terríveis. A guerra espiritual é mais perigosa do que qualquer outra, porque a luta é contra inimigos invisíveis, que não se tem como combatê-los com armas humanas, e enquanto estivermos nesta esfera de existência terrena, só contamos com os nossos sentidos físicos para sobreviver. Os prejuízos da guerra espiritual não envolvem valores terrenos, mas são consequências eternas para a alma, razão porque é preciso se ter muito cuidado para não ser abatido por aquele que tem as funções de matar, roubar e destruir.

E NAQUILO QUE NATURALMENTE CONHECEM. As sagradas escrituras foram escritas para falarem a respeito de Deus e a forma como ele trabalha pelo seu povo. Além é clara de descrever sobre a biografia de Cristo Jesus o Filho de Deus e a sua nova aliança com a igreja que ele remiu com o seu sacrifício de amor. De forma que a bíblia não se preocupa em falar muito a respeito do diabo e os seus aliados, os demônios. Mas as poucas referências aos agentes das trevas e do mal que estão contidas na palavra de Deus é o suficiente para conhecermos o quanto o inimigo de Deus e do seu povo é maléfico e aplicado à causa do mal contra o Criador e todas as suas criaturas.

COMO ANIMAIS IRRACIONAIS SE CORROMPEM. Como se diz em um jargão popular: Tá tudo dominado. Os judaizantes que se levantavam contra o cristianismo em defesa do judaísmo, os falsos mestres gnósticos que tentavam transtornarem o evangelho de Cristo, com suas heresias enganosas e aqueles que vivem confrontando um inimigo perigoso que não se ver com os olhos físicos nem se percebe com os sentidos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...