quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Judas 1:20

Judas 1:20 - Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo.
MAS VÓS. O autor até então vinha fazendo suas advertências sobre os judaizantes e os falsos mestres gnósticos e todos aqueles que se infiltravam no meio da comunidade cristã com o intuito de semeares suas heresias, tentando transtornar o evangelho de cristo. Agora, o escritor se dirige aos seus leitores lhes aconselhando de que deveriam viver de modo totalmente diferente dos hereges, que trabalhavam contra o reino de Deus e lutavam contra o evangelho libertador do Senhor Jesus. Vós neste caso, é a mudando da mensagem do autor, agora se dirigindo aqueles que viviam para Cristo.

AMADOS. O autor tem mais uma vez a direção certa para a sua carta, que são todos aqueles que viviam para o reino de Deus, buscando as coisas que são de cima. “Amado”, esta era e sempre foi uma forma amorosa dos cristãos tratarem uns aos outros. Alias, o amor fraternal é que deve prevalecer entre todos aqueles que servem ao grande mestre do amor, Jesus Cristo. Nisto consiste a lei de Cristo, cinquenta por cento para Deus e cinquenta por cento para o próximo. Amarás o Senhor teu Deus de toda a tua alma e o teu próximo como a ti mesmo, este é o mandamento de Jesus.

EDIFICANDO-VOS A VÓS MESMOS. O autor demonstra sua preocupação com o bem estar espiritual dos seus leitores ao passar seus conselhos mais proveitosos, no sentido de que os seguidores de Cristo fossem bem sucedidos em suas experiências com Deus. Este tema aqui abordado pelo escritor nos fala de nossa comunhão com Deus e da nossa forma de buscarmos as coisas espirituais que edificam a nossa alma. E trata de forma especial em como devemos cuidar da nossa alma e do nosso espírito no desenvolvimento dos dons e habilidades no reino de Deus e de Cristo.

SOBRE A VOSSA SANTÍSSIMA FÉ. Um dos temas mais recorrentes nas páginas do novo testamento é justamente a importância da fé cristã, até porque sem a fé, ninguém tem como agradar a Deus. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das que não se veem (Hebreus 11:1). Quando se fala em santíssima fé, é que o autor chama a atenção dos seus leitores para a forma mais pura e sincera de se exercer a nossa confiança em Deus. Mesmo que esta fé seja pequena, mas é indispensável.

ORANDO. A oração é dentre outras virtudes uma das importantes formas de se alcançar o desenvolvimento espiritual da nossa alma e do nosso espírito. Por meio da oração é que se estabelece comunhão e comunicação com o Criador e de forma espontânea expomos diante do nosso Deus, nossa adoração, petições e intercessões.

NO ESPÍRITO SANTO. A oração feita no Espírito Santo é justamente aquela em que há o apoio do Espírito do Senhor naquilo que devemos falar com Deus. O Espírito Santo nos ajuda nos momentos de oração porque diz a bíblia que não sabemos o que havemos de pedir, mas ele intercede por nós, com gemidos inexprimíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...