quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Judas 1:25

Judas 1:25 - Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.
AO ÚNICO. Tudo que se pode ser dito sobre o Deus no velho testamento, também pode ser dito a respeito de Cristo, o Filho de Deus. Todos os atributos que as santas escrituras atribuem ao Deus de Israel são encontrados no Messias de Deus, o fundador do cristianismo. Agora, a mesma coisa não pode ser dita a nenhuma das falsas divindades das religiões pagãs, porque os seus ídolos são mentiras e enganos, conforme está escrito na palavra de Deus. O Deus único e verdadeiro é o Criador de todas as coisas, enquanto que, as falsas divindades são criação da imaginação dos líderes religiosas das seitas heréticas, que honram mais a criatura do que o Criador.

DEUS SÁBIO. A sua sabedoria de Deus é sem limites. Ele sabe de tudo, porque é Onisciente e Onipresente. Conhece a nossa história como a palma de suas próprias mãos. Não tem amnésia, pelo contrário tem conhecimento absoluto de tudo que já ocorreu desde o princípio. Ele sabe o que nos ocorre no dia a dia. E além de conhecer antecipadamente o nosso Destino, propõe o melhor para o nosso futuro. Pela sua grande sabedoria é que o Criador projetou todas as coisas para glória do seu nome e é pela sua imensa sabedoria que ele faz acontecer tudo que tem programado para a história da humanidade e do cosmo. E o próprio Cristo é chamado de sabedoria de Deus, isso porque a vinda e a missão do Messias de Deus foi um ato de pura sabedoria.

SALVADOR NOSSO. Há quem diga que esta expressão do autor diz respeito diretamente a Cristo, porem, o velho testamento fala do Deus de Israel como Salvador, e o novo testamento nos ensina sobre o Deus salvador por meio do seu Messias, Cristo Jesus o enviado e ungido de Deus Pai. Agora, esta palavra “Salvador” está ligada diretamente ao nome próprio do Emanuel de Deus “Jesus”, uma vez que o nome próprio Jesus, quer dizer: Salvador, conforme se aprende em (Mateus 1:21).

SEJA GLÓRIA E MAJESTADE. Portanto, tanto ao Deus de Israel quanto ao seu Messias, Cristo Jesus, sejam dadas glória e majestade. Essa é mais uma das doxologias empregadas no novo testamento para enaltecer ao Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas, a quem devemos render glórias e atribuir-lhe toda a majestade. Isso porque ele é o Deus que está revestido em plena glória, a quem pertence toda a majestade. Esses são termos dirigidos as autoridades máximas, como figura de linguagem. No caso de Deus e do seu Cristo é uma frase bem coloquial e justa.

DOMÍNIO E PODER. Antes mesmo da sua vinda, ao Messias de Deus já eram atribuídos estes atributos de divindade. Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Todo o domínio e o poder foram dados ao Filho de Deus (Mateus 28:18).

AGORA E PARA TODO O SEMPRE. AMÉM. Geralmente as doxologias possuem esta terminologia falando da eternidade de Deus e dos seus atributos. Todo que se poder ser visto em Deus e no seu Cristo até o momento, isso vai ser vista também para toda a eternidade futura. Deus é imutável e Jesus Cristo é o mesmo eternamente. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...