segunda-feira, 13 de julho de 2015

2 Timóteo 3:10

2 Timóteo 3:10 - Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência.
TU, POREM. O escritor começa uma nova secção no tocante ao esboço dos assuntos abordados nesta sua carta, aconselhando ao jovem ministro do evangelho, Timóteo, a seguir os seus ensinos, conforme foi transmitido pelo próprio Paulo durante a jornada em que Timóteo foi seu discípulo, quando novo convertido. É tanto que, o apóstolo começa se dirigindo diretamente ao destinatário desta carta “tu” para ativar a memória do mesmo sobre o que ele já era conhecedor. Além é claro, de exorta-lo a permanecer pregando o evangelho sempre.

TENS SEGUIDO A MINHA DOUTRINA. O grupo dos doze apóstolos permaneceu concentrando as suas atividades ministeriais na Palestina, e mais especificamente em Jerusalém, e no país de Israel. Mas Paulo, como apóstolo dos gentios, se tornou um missionário em potencial, na Europa, Asia e em outras partes do mundo antigo. De forma que ele recebeu revelações profundas das doutrinas cristãs, sobre a nova aliança de Deus com a humanidade por Cristo Jesus, a quem ele chama de minha doutrina, porque o evangelho pregado por Paulo era o evangelho da graça.

MODO DE VIVER. Como Timóteo se converteu ao cristianismo por meio das pregações de Paulo, e passou a ser um dos seus discípulos ou auxiliar direto, teve a oportunidade de conviver muito tempo ao lado do apóstolo. Assim sendo, Timóteo conhecia bem o modo de se comportar de Paulo, não como seguidor do judaísmo, mais sim, como alguém que aprendeu e colocava em prática os ensinos e as doutrinas cristãs, como um verdadeiro discípulo de Cristo e praticante do evangelho da verdade.

INTENÇÃO. O autor está se reportando a forma mais transparente possível de se fazer a obra de Cristo e os seus planos para cumprir fielmente a sua missão em levar as boas novas do evangelho aos quatro cantos do mundo civilizado de sua época, bem como sustentar a igreja de Cristo com a verdadeira doutrina cristã. Os opositores de Timóteo, e portanto da obra de Deus, não tinham tanta clareza assim em suas intenções, quanto ao que pregavam e faziam, nem muito menos os falsos mestres gnósticos e os judaizantes.

FÉ, LONGANIMIDADE. A velha aliança de Deus com Israel, que deu fundação ao judaísmo era baseada na obediência do povo judeu aos mandamentos escritos na legislação mosaica, onde para receber as bênçãos prometidas, o seguidor do judaísmo tinha que cumprir a sua parte incondicionalmente. Na nova dispensação implantada por Cristo e pregada pelo apóstolo Paulo, o homem entra com a sua fé contínua em Cristo para ser aceito no reino de Deus como bem-aventurado e ter a vida eterna.

AMOR. O apóstolo faz recordar ao seu filho na fé, Timóteo, que ele tinha que ser perseverante na prática do amor fraternal, porque a lei do amor é a força motriz das demais virtudes de um verdadeiro seguidor de Cristo, e que o ministro do evangelho tem o dever de fazer a obra de Cristo, motivado pela prática do amor ao próximo. Cristo nos deixou este mandamento, como que para definir quem é seu discípulo.

PACIÊNCIA. A fé e a longanimidade citadas pelo autor resulta na paciência. Porque longanimidade é ter fé o suficiente para suportar as provações e perseguições, sem, no entanto, recuar das convicções que possui. E ter paciência, no aspecto da vida cristã, é acima de tudo suportar até mesmo as injustiças dos homens, sem revidar, mas entregar tudo mas mãos de Deus, porque ele sabe resolver tudo, da melhor maneira possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...