sábado, 25 de julho de 2015

2 Timóteo 4:5

2 Timóteo 4:5 - Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
MAS TU. No texto anterior, o autor vinha escrevendo sobre aqueles que se desviam da verdade, quando não dão ouvidos as boas doutrinas do evangelho de Cristo Jesus, porque preferem ouvir pregações e ensinos de conformidade com suas vontades e não de acordo com as verdades da palavra de Deus. Agora, o apóstolo se dirige ao seu filho na fé e jovem ministro do evangelho para lhe aconselhar de como ele deve de fato exercer seu ministério, como um evangelista e pregador das boas novas.

SÊ SÓBRIO EM TUDO. Neste ponto, o escritor escreve sobre como deve ser o temperamento de Timóteo, em meio às tempestades, tribulações e perseguições que ele vinha passando, sem falar nas pressões de todos os lados que sobrevinham sobre este jovem ministro na cidade de Éfeso. Ser sóbrio neste caso é acima de tudo agir pela razão em todas as atividades e ações e não pelas emoções. Como ministro do reino de Cristo, Timóteo devia agir com sabedoria, inteligência e prudência em tudo.

SOFRE AS AFLIÇÕES. Estas aflições sobre as quais o apóstolo se refere dizem respeito às perseguições que o jovem ministro do evangelho e líder da igreja de Cristo na cidade de Éfeso vinha passando e enfrentando. Estas aflições vinham dos judaizantes, dos falsos mestres gnósticos, dos líderes das seitas heréticas das religiões pagãs e também de alguns dos líderes da igreja de Jerusalém, que estavam se chagando aquela igreja com o intuito de tomarem o lugar de Timóteo naquela comunidade cristã.

FAZE A OBRA. No entanto, o apóstolo encoraja seu filho na fé Timóteo, que ele permanecesse firme e inabalável naquilo que ele já vinha realizando em prol do reino de Cristo, por meio do evangelismo, e da igreja de Cristo naquela cidade como líder local. Ao que tudo indica, conforme é pensamento de alguns comentaristas bíblicos do Novo Testamento, Timóteo estava como que recuando de suas atividades como ministro do evangelho, por conta das perseguições e pressões que eram chagadas.

DE UM EVANGELISTA. Na realidade, Timóteo aprendeu com o grande apóstolo dos gentios, Paulo, que era o tempo de pregar o evangelho das boas novas para aqueles que ainda não conheciam a Cristo Jesus, o Messias enviado de Deus Pai. Timóteo, juntamente com o seu pai na fé, havia sido muito importante nos trabalhos de evangelismo em Éfeso e em muitas outras partes do mundo civilizado da época.

CUMPRE. Aquele jovem ministro já havia feito o possível para executar uma grande obra pelo reino de Deus. No entanto, pelas perseguições e pressões que ele estava enfrentando, certamente pensava em recuar de suas atividades em prol da igreja de Cristo em Éfeso e do evangelismo que ele fazia fora da comunidade cristã. É possível que alguém das autoridades eclesiástica de Jerusalém estivesse procurando tomar o lugar de Timóteo na igreja de Éfeso, alegando de que era mais importante do que ele.

O TEU MINISTÉRIO. Presbítero, diácono e outras funções são “consagradas”, mas evangelista e pastor são ministérios “ordenados”, conforme o que deixa transparecer o evangelho da graça. Duas funções eram importantes nas igrejas do mundo gentílico, e que se destacam das demais, o presbítero e o evangelista. O presbítero era o obreiro local, e o evangelista era quem cuidava de evangelizar quem ainda não era cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...