segunda-feira, 27 de julho de 2015

2 Timóteo 4:6-7

2 Timóteo 4:6-7 - Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
PORQUE EU. Esta carta pessoal do apóstolo para seu filho na fé traz muitos conselhos práticos para a vida do jovem ministro do evangelho, Timóteo, a fim de que ele cumpra com sucesso o seu ministério, porque foi Deus quem o ordenou. E o autor usa do seu testemunho pessoal para mostrar o seu próprio exemplo de um ministério bem sucedido em prol do reino de Cristo. E Timóteo conhecia bem o testemunho de vida de Paulo, porque ele foi um dos seus companheiros e auxiliar direto.

JÁ ESTOU SENDO OFERECIDO. Desde seu encontro com Cristo, quando de caminho para Damasco para perseguir e prender os cristãos, que Paulo dedicou integralmente sua vida e ministério aos cuidados do reino dos céus. E neste momento de sua vida ministerial ele se encontrava preso por defender a nova religião fundada por Cristo, que é o cristianismo. Há quem diga que o apóstolo estava preso em Roma, porque neste texto, ele nos deixa transparecer que já estava bem próximo de partir desta vida.

POR ASPERSÃO DO SACRIFÍCIO. Esta expressão do evangelho quer dizer, que Paulo estava sendo oferecido como oferta de libação para Deus e o reino de Cristo. Conforme a velha aliança, um animal era oferecido a Deus em sacrifício, e o seu sangue era derramado sobre o animal ou no chão. No caso de Paulo, certamente ele pensava em sua morte cruenta, pela qual tinha que passar, onde o seu sangue seria derramado por amor do evangelho que pregava. Ele vaticinava a sua própria morte.

E O TEMPO DA MINHA PARTIDA ESTÁ PRÓXIMO. Tudo que acontece com a vida e ministério de um homem de Deus tem começo meio e fim, com tudo bem definido pelo Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente. E com Paulo não seria deferente, ele recebeu de Deus suas revelações sobre os fatos mais importantes em seu ministério, dada a sua importância para a igreja de Cristo no mundo gentílico. Neste caso, ele já havia recebido o conhecimento de que estava perto de sair da terra.

COMBATI O BOM COMBATE. Nem todos os homens de Deus tem a mesma missão a cumprir, assim percebe-se, no tocante aos apóstolos e a Paulo, que foram todos importantes para darem continuidade a igreja de Cristo em seus começos. Os apóstolos se dedicaram a igreja de Cristo na palestina, até os anos setenta. Enquanto que, o apóstolo Paulo foi comissionado para pregar e semear as boas novas do evangelho além da Palestina, se expandindo pela Europa e também até a Ásia.

ACABEI A CARREIRA. O autor sentia conforto mental e sentimental quanto as suas muitas e intensas atividades em prol do reino dos céus, ao ponto de se sentir satisfeito por já ter feito o que podia para Cristo e pela sua igreja remida. Dentre vários aprisionamentos pelos quais o escritor teve que enfrentar, pela sua expressão, exposta neste ponto de sua carta, ele aponta para o seu último, que foi em Roma.

GUARDEI A FÉ. Neste mesmo tempo na história dos começos da igreja de Cristo, pelas muitas formas em que as perseguições chegavam ao povo de Deus, muitos cristãos, e até mesmo ministros do evangelho, já haviam abandonado a fé em Cristo. No entanto, mesmo sendo o mais perseguido dos líderes da igreja neste momento, o apóstolo faz sua declaração de fé, afirmando não ter se envergonhado de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...